Neste sábado, 24 de janeiro, o Teatro Municipal do Porto começa a celebrar o seu 83.º aniversário com um programa de atividades quase sem paragens. De manhã à noite serão várias as opções e muitas delas de participação e entrada gratuitas.

O Rivoli abre portas logo às 11h, para a sessão de teatro “Sopa Nuvem”, da Companhia Caótica. Quem estiver interessado em assistir deve dirigir-se ao Pequeno Auditório, sabendo que a sessão em causa vai repetir-se à tarde, a partir das 14h30. Naquela que é uma das poucas atividades pagas, o custo dos bilhetes é de 5 euros para adultos e 2 euros para crianças.

Às 17h30, no foyer do terceiro piso, haverá o encontro e exposição “A medida do Ocidente – Viagem na representação”, em que Álvaro Siza Vieira mostra 60 desenhos e Giovanni Chiaramonte apresenta em diálogo 40 fotografias. A entrada é gratuita.

Uma hora depois, às 18h30, “A poesia à solta” vai ocupar vários espaços do Rivoli, com momentos de declamação e leitura de obras poéticas por parte de António Durães, Adolfo Luxúria Canibal, Teresa Coutinho, Pedro Lamares e Susana Menezes. Entre as 20h e as 23h decorrerá, no foyer da entrada, uma performance do artista brasileira Tales Frey, intitulada “Proxim(a)idade”.

Os dois últimos eventos da noite festiva do Teatro Municipal Rivoli serão, na verdade, duas estreias nacionais. Primeiro, às 21h30, no Grande Auditório, Laurence Yadi & Nicolas Cantillon – Compagnie 7273 apresentam o espetáculo de dança “Tarab”. Os bilhetes têm um custo de 10 euros. Por fim, às 23h30, há concerto de Jérôme Marin, de entrada gratuita.