Parte integrante do programa de “Homenagem a uma Figura Eminente da U.Porto 2015 – Hernâni Monteiro”, a conferência “Desenhos e Anatomias” acontece pelas 18h30 do dia 29 de janeiro. Proferida por Mário Bismarck, professor catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), tem “como elemento despoletador a referência no currículo do Prof. Dr. Hernâni Monteiro de que este (…) fez parte de vários júris para concursos de professores na Escola de Belas Artes do Porto”, explica o próprio.

A participação de um médico como júri na Escola de Belas Artes assinala, afirma, “uma antiga e frutuosa, mas também conflitiva, parceria entre dois campos do saber: a arte e a ciência, mediados por esse espantoso dispositivo a que chamamos desenho, onde este surge como um interfacedisponível para interligar universos distintos”.

Na conferência, garante, ão se falará de “desenho de anatomia” mas sim das diferentes atuações do desenho e de diferentes visualizações das anatomias, “com o propósito de tecer as relações entre o desenho e a ciência”. “Um modo de visitarmos e pensarmos hoje quais as competências que o desenho pode promover como plataforma de análise, estudo, aprendizagem e comunicação, hoje, tempo em que ambas as áreas se encontram sob o manto da universidade, mas que se encontram, literalmente, em polos distintos e separados”, esclarece.

A palestra será acompanhada por uma pequena exposição de livros antigos de anatomia (do séc. XVI ao séc. XIX), pertencentes ao espólio bibliográfico de três faculdades da Universidade do Porto (Belas Artes, Medicina e Ciências) que “servem como estímulo para penetrarmos no universo ao mesmo tempo claro e complexo, das imagens”. A entrada é livre.