A primeira edição de 2015 do ciclo de conversas “Porto de Encontro” chega neste sábado e tem lugar marcado no Teatro Nacional São João (TNSJ). A iniciativa que, até aqui, vinha a realizar-se em locais como a Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou, até, a Casa da Música, chega àquele espaço e, mais uma vez, tem entrada gratuita, ainda que sujeita à lotação da sala.

A partir das 16h, a conversa começa, então, com Gonçalo M. Tavares, “um dos nomes consagrados da nova vaga de escritores lusos”, adjetiva a organização, em comunicado. Com 44 anos e cerca de 250 traduções das suas obras em 30 línguas, com edição em 46 países, Gonçalo M. Tavares vai falar com o jornalista Sérgio Almeida, moderador, sobre a sua atividade, bem como de outros assuntos que surjam no momento.

Prémio José Saramago 2005 com o romance “Jerusalém”, Grande Prémio de Conto, da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco, com “Água, Cão, Cavalo, Cabeça”, e Prémio do Melhor Livro Estrangeiro em França, com “Aprender a Rezar na Era da Técnica”, o escritor terá, certamente, várias curiosidades para partilhar com o público.

Naquele que será o primeiro “Porto de Encontro” do ano, vão participar, ainda, no evento, Eduardo Souto de Moura, Luís Araújo, Ana Bacalhau e Júlio Resende. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 14h, na bilheteira do TNSJ, sendo que cada pessoa terá acesso a dois ingressos.