A 2 de fevereiro, pelas 18h30, acontece o primeiro lançamento do ano dos Livrinhos de Teatro, projeto promovido pelos Artistas Unidos e pela editora Cotovia. Esta publicação conta com três peças inéditas do autor escocês David Greig: Os Acontecimentos, Frágil e Dolgety, com traduções de Pedro Marques.

Jorge Silva Melo, fundador dos Artistas Unidos, e o ator Pedro Carraca são os responsáveis pela apresentação, em formato de ensaio aberto da peça “Frágil”, espetáculo a ser estreado a 20 de fevereiro no Teatro da Politécnica.

Frágil foi escrito para o Theatre Uncut, “um coletivo politicamente empenhado” para protestar contra os cortes radicais efetuados nas despesas públicas em Inglaterra. A peça é uma tensa discussão entre Jack, um jovem dependente de cuidados de saúde mental, e Carolina, uma terapeuta do centro de apoio comunitário que acabara de perder o seu financiamento.

Uma peça em que a audiência é personagem

Mas o papel de Carolina é assumido pelo público, que nesta peça é participativo. “Através de uma apresentação em “powerpoint”, é solicitado que o público ensaie algumas falas antes do início da peça”, assumindo um comprometimento com o espectáculo.

O evento, de entrada livre, acontece no Centro de Documentação do Teatro Nacional São João (TNSJ), localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória. Segundo a organização, esta pode ainda ser “uma excelente oportunidade para adquirir um dos mais de oitenta Livrinhos de Teatro lançados pelos Artistas Unidos a um preço especial, como obras de autores como Enda Walsh, Luigi Pirandello ou Pier Paolo Pasolini... por apenas cinco euros”.