Mais um ano, mais uma edição do TEDxOporto. A realizar-se desde 2010, o evento que pretende partilhar “conceitos, ideias e experiências entusiasmantes e que motivam a intervenção humana na comunidade portuense” chega a 18 de abril ao Centro de Congressos da Alfândega para a sua sexta edição.

Desta vez, o tema do conjunto de talks tem como mote “The main thing” (A coisa principal) e quer que, durante todo o dia do evento, seja feita, pelo público e pelos oradores, “uma reflexão sobre o que realmente importa nas nossas vidas”, através da discussão de “temas centrais às nossas vidas na esfera pessoal e pública, economia e sociedade, desenvolvimentos científicos e tecnológicos, ambiente, sustentabilidade, design e empreendedorismo”, refere a organização, em comunicado.

Para tal, as inscrições já estão abertas – têm um custo de 60 euros, incluem acesso a todo o programa, das 09h às 19h, com almoço e intervalos para café e networking  e podem ser feitas aqui – e alguns oradores já foram revelados. Desde logo, Miguel Januário, mais conhecido como o autor do projeto artístico de intervenção “maismenos“.

Os outros convidados até agora revelados são Maria Nunes Pereira, responsável pela plataforma de tecnologias de adesão na startup Gecko Biomedical – em 2014 integrou a lista dos 35 jovens com menos de 35 anos mais inovadores a nível mundial da revista MIT Technology Review e já neste ano foi selecionada pela Forbes como um dos 30 jovens com menos de 30 anos em cuidados de saúde -, e Daniel Brandão, doutorado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em Media Digitais que criou o Museu do Resgate, um projeto online com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano do Centro Histórico do Porto.