Será um outro lado de Álvaro Siza Vieira que, entre 21 de fevereiro e 26 de abril, vai estar em exposição na Galeria Municipal de Matosinhos. “Siza Design” é uma inciativa montada por aquela autarquia, em conjunto com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), para mostrar ao público várias peças de design criadas pelo reconhecido arquiteto português.

Com efeito, ao longo de quase um mês, poderão ser vistas peças de ourivesaria, tapeçaria, mobiliário ou, até, cerâmica. “Tem havido muitas exposições de Siza Vieira, mas sempre muito à volta da arquitetura. Mas ao longo da vida, o arquiteto foi desenhando diversos objetos de design, uns associados à construção – puxadores de portas, cadeiras – mas também se dedicou a desenhar outro tipo de peças – jarras, cinzeiros, copos, taças”, revelou à agência Lusa Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara de  Matosinhos.

Comissariada pela arquiteta Maria Milano, a exposição vai promover ainda uma entrevista com Siza Vieira, em que o prémio Pritzker vai explicar as razões por detrás do seu interesse em dedicar-se a esta vertente artística. “Pelo meu convívio pessoal, eu acho que neste momento são os objetos que lhe dão gozo desenhar”, comentou Fernando Rocha.

A exposição “Siza Design” nasce na sequência do lançamento de um livro com o mesmo nome, que, também ele, compila várias peças desenhadas pelo arquiteto. Ao todo, 150. Além disso, em 2013, “Siza Design” passou a estar disponível em aplicação.