O Fantasporto é um dos elementos distintivos da atividade cultural da cidade do Porto e a verdade é que 2015 já tem garantida mais uma edição deste festival dedicado ao cinema fantástico. Os apoios ao evento e o contexto económico contemporâneo pareceram, muitas vezes, ameaçar a realização do “Fantas”, mas, nesta terça-feira, a 35.ª edição foi apresentada oficialmente e a película está pronta para começar a rolar a 24 de fevereiro, com duração até 8 de março.

Numa das principais vertentes do festival, a de competição dos filmes de cinema fantástico, vão ser apresentadas 43 obras, divididas entre 27 longas-metragens e 16 “curtas”. Aqui, mais uma vez, o Fantasporto mostra os seus trunfos, ao exibir nove antestreias mundiais e 12 antestreias europeias.

Mas é na Secção Oficial Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira que está um dos principais focos de interesse desta edição do Fantas. É neste contexto que vai ser exibido “Haemoo”, filme candidato às nomeações dos Óscares pela Coreia do Sul aquele que terá a honra de abrir o festival. “Será assim a primeira vez que um filme oriental abre o Fantasporto“, refere a organização, em comunicado. Nesta secção vão ser exibidos 13 filmes inéditos em Portugal, entre eles duas antestreias mundiais e duas antestreias europeias.

Os clássicos também vão marcar presença no Porto. No ano em que se celebram os 100 anos de Orson Welles, “Citizen Kane” e outros  filmes do realizador vão ser exibidos no Rivoli.  Além disso, Fred Astaire, Ginger Rodgers  vão ter direito a uma retrospetiva dos seus filmes, através de exibições de “Top Hat”, “The Gay Divorcee”, “Swing Time”, “Shall we Dance”, Follow the Fleet”, “Flying Down to Rio”, “Carefree” e “The Story of Vernon and Irene Castle”.

Cinema português com 57 filmes e homenagem a Fernando Vendrell

Na 35.ª edição do Fantas, o cinema português vai estar representado com 57 filmes, na vertente “Prémio Cinema Português”, apesar de só lá estar uma longa-metragem, o filme “A Porta 21”, de João Marco. A homenagem, essa, será ao realizador e produtor Fernando Vendrell.

Entre a variada programação, que pode ser encontrada no site do Fantasporto ao longo dos próximos dias, o público cinéfilo tem muito por onde escolher. A organização informa que “livres trânsito”  com lugar marcado, para o Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli, já se encontram à venda. Até 15 de fevereiro, 
cada livre trânsito terá um custo de 80 euros e de 100 euros a partir de 16 de fevereiro.

Já os bilhetes para o festival (5 euros) são vendidos online e nas bilheteiras do Rivoli, onde cada pessoa, ao adquir dois bilhetes para a mesma sessão (exceto a de abertura e a de encerramento) pagará 7 euros (3,5 euros por bilhete). 
Os bilhetes para as sessões de abertura e de encerramento são vendidos a 6 euros.