Ouvir de um portuense que a francesinha é uma das iguarias incontestáveis da cidade e, até, da Europa e, quiçá, do mundo, é o pão nosso de cada dia (ou a sanduíche). No entanto, uma afirmação desse valor, vinda de fora, tem muito mais impacto. Foi mais ou menos isso que o reconhecido site de cultura e lifestyle The Culture Trip fez, ao publicar recentemente um artigo sobre os dez melhores sabores locais da Europa.

Como não podia deixar de ser, a francesinha está lá para o meio a representar o Porto e Portugal. Nas linhas que dedica a um dos símbolos gastronómicos da Invicta, o site inglês “come” com as letras aquela que descreve como uma refeição “de proporções épicas, servida com uma generosa dose de batatas fritas e mergulhada num molho de marca registada”.

A francesinha divide a atenção, no ranking do The Culture Trip, com outros sabores europeus, como os waffles em Antuérpia (Bélgica), a pizza em Nápoles (Itália), a cerveja em Munique (Alemanha), ou a paelha em Valência (Espanha). A lista completa pode ser vista aqui.