Jorge Sampaio prepara-se para entrar no lote de personalidades distinguidas pela Universidade do Porto (UP) com o título de Doutor Honoris Causa. O antigo Presidente da República vai ver aquele grau ser-lhe atribuído na próxima terça-feira, 24 de fevereiro, às 11h, no Salão Nobre da UP.

Segundo o comunicado emitido pela instituição, a razão para exaltar, desta forma, Jorge Sampaio, tem a ver com  o contributo social do antigo Presidente da República no exercício de cargos públicos, o exemplo cívico do seu percurso de vida e a dimensão internacional que o seu trabalho alcançou”,  em específico a “criação da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios que, desde 2013, tem trabalhado na assistência humanitária focada nos estudantes sírios do Ensino Superior”.

Depois de ocupar o cargo de chefe máximo de Portugal entre 1996 e 2006 e de passar pelos postos de enviado especial do secretário-geral da ONU para a Luta Contra a Tuberculose (2006-2007) e alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013), Sampaio prepara-se para se tornar a 99.ª personalidade que a Universidade do Porto distingue com o Doutoramento Honoris Causa.

Ao mesmo tempo será a primeira do mandato novo reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo. A cerimónia vai contar com as presenças do investigador Alexandre Quintanilha, como padrinho do doutorando, e de José Madureira Pinto, como elogiador do mesmo.