A 12ª segunda edição da principal experiência do vinho em Portugal vai decorrer, entre 26 de Fevereiro e 1 de Março, no Palácio da Bolsa e irá contar com um numero recorde  de participantes. Mais de 3000 vinhos de mais de 350 produtores serão expostos ao longo dos quatro dias do evento, onde será dada a oportunidade de prova livre de vinhos e conferências de enogastronomia aos participantes.

As provas comentadas de moscateis e vinhos do Porto são uma aposta da organização para a edição de 2015. Rui Falcão, critico de vinhos da revista Wine- Essência do Vinho, reúne alguns dos mais exclusivos moscateis portugueses na categoria ‘ Moscateis de Sonho’, na qual estará presente o vinho do ano para a revista Wine, o JMF Moscatel Superior 2011.

Destaque ainda para apresentação de uma prova única de sete vinhos Porto Vintage da casa Fonseca Guimaraens (que assinala este ano o seu bicentenário), pelo enólogo David Guimaraens  , que contará com a presença de um dos mais célebres vinhos da história do vinho do Porto, o 1994, que a revista Wine Spectator premiou com 100 pontos.

A  programação conta ainda com a presença de quatro chefes estrela Michelin. João Rodrigues, Pedro Lemos, Ricardo Costa e Vítor Matos irão
harmonizar criativas propostas gastronómicas com diferentes vinhos. Luís costa, jornalista e editor da WINE, propõe e comenta vinhos que serão intercalados por “seis andamentos” de música clássica de compositores célebres, pelo violinista Tomás Costa.

A Essência do Vinho mantém aposta na prova “Top 10 vinhos Portugueses”, seleccionados por 40 especialistas em prova cega. A sessão terá lugar dia 26 de Fevereiro de manha, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa e os 10 vinhos vencedores da categoria serão conhecidos no dia 27 á noite.

Entre 16 a 26 de Fevereiro a organização  da Essência do Vinho-Porto promove a campanha “Eu Brindo a Portugal/I Toast to Portugal” junto de mais de uma centena de restaurantes do Grande Porto, para incentivar  o consumo de vinho Português.

Mediante o consumo de um vinho Português, nos restaurantes aderentes, os participantes recebem um desconto de 13 euros na compra dos ingressos.  O preço de bilheteira na maior feira de vinhos do país é de 20 euros.

A organização do evento está a cargo da empresa Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto (ACP).