O Aeroporto Francisco Sá Carneiro volta a estar no pódio dos melhores da Europa. Segundo um comunicado da ANA – Aeroportos de Portugal, a aerogare portuense foi distinguida pelo ACI-Airports Council International – o Conselho Internacional de Aeroportos – como o terceiro melhor aeroporto europeu, em conjunto com Moscovo e Zurique.

Esta é a oitava distinção do aeroporto português em oito anos, desde a inauguração das obras de ampliação, em 2004. Em 2007 , alcançou o primeiro lugar da lista da ACI, tendo estado entre os três primeiros em 2006, 2011 e 2013.

Resultados – como foram obtidos?

Os resultados deste estudo baseiam-se nos questionários preenchidos pelos passageiros que transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, referentes aos serviços prestados pelos aeroportos nas mais variadas áreas, desde o atendimento, aos tempos de espera, até à própria cortesia dos funcionários.

Este destaque resulta de um conjunto de medidas adotadas “no sentido de sensibilizar e mobilizar os seus recursos e os seus prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros”, afirma a ANA, em comunicado.

O presidente da ANA, Jorge Ponce Leão, mostrou-se satisfeito com a distinção: “Foi com orgulho que soubemos que, uma vez mais, fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 8.º prémio nos últimos oito anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto atingiu a marca de 6,4 milhões de passageiros servidos”, lê-se, em nota de imprensa.

O galardão agora recebido irá juntar-se aos inúmeros prémios que a cidade Invicta tem recebido no setor do turismo, como o de Melhor Destino Turístico Europeu, conquistado no ano passado.