O Norte de Portugal é conhecido pela diversidade, seja pela riqueza e diferenciação do património seja pela abundância de locais reconhecidos como uma mais-valia nesta zona do país. Com o intuito de apostar e divulgar o melhor de Portugal, a Direção Regional de Cultura do Norte (DCRN) apresenta a 24 de fevereiro na estação do metro dos Aliados no Porto, a exposição “5 percursos pelo Património a Norte”.

O património material, sobretudo o religioso, convivem com as paisagens naturais da região nortenha, naquilo que se espera resultar num futuro incentivo ao turismo. Desde o Centro Histórico do Porto ao de Guimarães, o Norte é apresentado numa tela heterogénea de lugares, onde a cultura de cada local será invariavelmente diferente das restantes.

O património português há algum tempo que é alvo de atenção por parte da UNESCO, sobretudo quando se trata de premiar Portugal. O Alto Douro Vinhateiro, reconhecido pela instituição, terá destaque na exposição, assim como o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa. O público é convidado a usufruir do território nacional e os cincos percursos dão o mote a esse convite: “Mosteiros do Norte”, “Vale do Rio Varosa”, “Arte Contemporânea a Norte”, “Território de Fronteira” e “Natureza…com História”.

A DCRN pretende também dar a conhecer alguns dos edifícios que têm sido alvo de recuperação e restauração por parte do Estado, especialmente os mosteiros e conventos. Desde de percursos na Natureza até a obras de arte contemporânea no Museu de Serralves e na Casa das Artes, o metro nos Aliados vai ganhar cariz cultural, inspirado no património português.