A temporada de 2015 do Teatro de Marionetas do Porto (TMP) inicia-se com o projeto liderado por Roberto Merino. O encenador chileno propôs este desafio à companhia, como forma de tributo a João Paulo Seara Cardoso, fundador e encenador do TMP até à sua morte em 2010.

Isabel Barros, diretora do TMP, indica o caráter duplo da homenagem da peça: “O Roberto Merino quis fazer esta homenagem ao trabalho do João Paulo, mas esta também é uma homenagem do Teatro de Marionetas aos 40 anos de trabalho do Roberto no Porto”.

A peça, não contemplada no plano orçamental, só foi possível com o lançamento de uma campanha de crowdfunding, que começou a 24 de novembro do ano passado. O objetivo de financiamento, 2500 euros, foi superado e ontem, data estabelecida para o final da angariação, contabilizava 74 apoiantes. “Este projeto sai do calendário normal, acaba por ser uma situação extraordinária por estar neste âmbito de celebração”, esclarece Isabel Barros.

Fausto é baseado na peça de teatro escrita por Christopher Marlowe no século XVI, The Tragical History of Doctor Faustus, da qual existem várias versões. No entanto, segundo a diretora do TMP, “não é tão comum com marionetas”. Esta é a história do Doutor Faustus, um homem das ciências que, não satisfeito com os recursos medievais, vende a sua alma ao diabo em troca de poder e conhecimento.

O espetáculo está em exibição entre 20 de fevereiro e 8 de março no Teatro de Belmonte e apesar de ser um evento pontual, está disponível para digressão pelo país sempre que for solicitado.