A Câmara do Porto e o Governo de Timor-Leste assinaram um protocolo que visa apoiar a criação de municípios naquele país. Este projeto irá contribuir para a criação de uma biblioteca municipal em língua portuguesa na segunda cidade timorense, Baucau, sendo também uma forma de divulgar a língua lusa num país que é tão próximo de Portugal, ainda que geograficamente distante.

Todos são convidados a colaborar. Basta que, para isso, possuam livros que possam dispensar e estejam, preferencialmente, em bom estado de conservação, entregando-os na Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou na Biblioteca Pública Municipal do Porto até dia 28.

Numa fase inicial, que decorreu até 31 de janeiro, os livros poderiam ser entregues no Serviço Municipal de Apoio à Reutilização de Livros Escolares (SMARLE), no Gabinete do Munícipe. Agora, a iniciativa alarga-se até ao final de fevereiro e todos os cidadãos são convidados a passar numa das bibliotecas municipais da cidade e a deixar o seu contributo.

Campanha nacional

No âmbito dos Protocolos de Cooperação assinados entre Portugal e Timor-Leste, por cada município timorense a criar estarão associados dois municípios portugueses, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e incentivar as trocas culturais, sociais e económicas.

Assim, será possível colaborar um pouco por todo o país, já que existem várias cidades portuguesas envolvidas no projeto.