Vila do Conde vai ser o palco da animação, de 22 de fevereiro a 1 de junho, no que respeita ao mundo da sétima arte. Na cerimónia de abertura e com o objetivo de cativar toda a família, o “ANIMAR 10” inicia o evento com a realização do “Jogo do Comboio Animado”, onde o público é desafiado a percorrer os caminhos de um dos mais antigos meios de transporte do mundo, o comboio. Já a tarde de 22 de fevereiro está reservada à exibição de um filme vindo diretamente do Brasil, “O Menino e o Mundo”, que conta a história de uma criança à descoberta de um mundo com seres desconhecidos.

Até 1 de junho, a Solar – Galeria de Arte Cinemática terá em exposição, “Estação ANIMAR”, em que o participante entra no cenário do filme de David Noutel e Vasco Sá, “Fuligem”, galardoado no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho (CINANIMA).

Ao contrário dos eventos paralelos do “ANIMAR 10”, de acesso livre e gratuito, o filme exibido no evento tem o custo de dois euros para o público dos seis aos doze anos e de quatro euros para os maiores de doze.

A 10.ª edição do “ANIMAR” pretende continuar a reforçar o estatuto do cinema de animação em Portugal e especialmente, aproximar os mais novos da sétima arte.