A cerimónia mais importante do cinema será apresentada por Neil Patrick Harris este domingo no Teatro Dolby, em Hollywood.

Neil Patrick Harris

O anfitrião dos óscares deste ano é um ator americano, conhecido pelo público através dos papéis em séries televisivas como Doogie Howser e, mais recentemente, Foi assim que Aconteceu. Mas representar não é o único talento de Harris. Pratica magia no Conselho de Administração do Magic Castle de Hollywood e já ganhou um prémio, o Tannen’s Magic Louis Award.

Os filmes Birdman e Grand Budapest Hotel lideram com 9 nomeações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, entre outras.

Os nomeados para Melhor Filme apresentam nomes como Birdman, Boyhood – Momentos de uma vida, A Teoria de Tudo, O Jogo da Imitação, Grand Budapest Hotel, Selma – A Marcha da Liberdade, Sniper Americano e Whiplash – Nos Limites.

Birdman, com um total de 21 nomeações aos Globos de Ouro, SAG Awards e prémios BAFTA venceu apenas 4 categorias, entre as quais: Globo de Ouro de Melhor Ator  – Michael Keaton, Globo de Ouro de Melhor Roteiro, SAG de melhor elenco e BAFTA de Melhor Fotografia. Já Boyhood conquistou inúmeros prémios até agora, destacando-se o Globo de Ouro para Melhor Filmes Dramático e repartiu os principais prémios BAFTA com A Teoria de Tudo. O Jogo da Imitação e Grand Budapest Hotel foram considerados os melhores filmes pelo Sindicato de Argumentistas dos Estados Unidos (WGA).

O filme Selma venceu o prémio do Sindicato de Produtores da América e mostra ser bastante promissor. Sniper Americano venceu  o Critic’s Choise Award: Melhor Ator em Filme de Ação com Bradley Cooper. O drama musical Whiplash venceu os principais prémios no Festival de Sundance.

Na corrida ao óscar para Melhor Realizador estão Alejandro González Iñárritu com “Birdman”, Richard Linklater com “Boyhood”, Bennett Miller com “Foxcatcher”, Wes Anderson com “Grand Budapest Hotel” e Morten Tyldum com “O Jogo da Imitação”.

Os nomeados para Melhor Ator são Steve Carell em “Foxcatcher”, Bradley Cooper em “Sniper Americano”, Benedict Cumberbatch em “O Joga da Imitação”, Michael Keaton em “Birdman” e Eddie Redmayne em “A Teoria de Tudo”.

Já as n0meadas para Melhor Atriz são Marion Cotillard em “Dois Dias, uma Noite”, Felicity Jones em “A Teoria de Tudo”, Julianne Moore em “O meu nome é Alice”, Rosamund Pike em “Em Parte Incerta e Reese Witherspoon em “Livre”.

Curiosamente, à exceção de Bradley Cooper, é a primeira vez que os restantes candidatos estão nomeados a um óscar. Felicity Jones e Rosamund Pike também são estreantes na corrida ao óscar.

Faltam poucas horas para saber quem venceu a desejada estatueta dourada.