A Fundação Mies van der Rohe distingue uma obra arquitetónica todos os anos com o prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe. Este ano, estão 420 obras nomeadas e 19 são portuguesas. Devido à forte presença de talento arquitetónico português, o Oporto Laboratory of architecture and design (Opo’Lab) vai organizar, de 24 a 27 de fevereiro, um ciclo de conferências com as obras em destaque.

Com apresentações de 30 minutos, cada candidato apresenta a obra com que se candidatou ao prestigiado prémio, sendo o vencedor apenas conhecido no dia 8 de maio, em Barcelona. À parte do objetivo de dar a conhecer ao público o produto nacional reconhecido internacionalmente, o evento pretende também saudar o talento e as obras dos arquitetos distinguidos e promover a partilha e o contacto entre gerações diferentes de profissionais da área.

Prémio Jovem Talento da Arquitetura

A edição deste ano fica marcada pela primeira atribuição do prémio Jovem Talento da Arquitetura. O vencedor desta distinção receberá também o galardão,  mas o valor monetário é mais reduzido, 20 mil euros.

O Prémio Mies van der Rohe foi instituído em 1987, mas foi no ano seguinte que começou a ser atribuído bianualmente pela Fundação Mies van der Rohe, em parceria com a União Europeia. É um galardão muito cobiçado na arquitetura internacional, uma vez que promove projetos europeus de arquitetura cujo potencial se revele ser de uma excelência criativa e inovadora. Juntamente com o o prestígio, o vencedor leva para casa uma escultura, símbolo do prémio Mies van Rohe e o valor monetário de 60 mil euros.

Terminado o ciclo de conferências, o quinto dia está designado como um open day, com a exposição das obras nomeadas até dia 14 de março. Os bilhetes para as conferências podem ser adquiridos na TICKETLINE, com um valor de 10 euros, o bilhete diário, e 30 euros, o passe para os quatro dias.