Depois da entrega dos Screen Actors Guild Awards (SAG) e dos British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), chegou a vez da noite mais aguardada de Hollywood. A 87.ª cerimónia dos Óscares contou com a apresentação de Neil Patrick Harris, que surpreendeu a plateia com o seu humor constante durante o evento.

Grand Budapest Hotel” e “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” arrecadaram, cada um, quatro óscares, saindo como os grandes vitoriosos da noite. Alejandro González Iñarritu ganhou a estatueta de Melhor Realizador e de Melhor Filme, juntamente com John Lesher e James W. Skotchdopole. Contudo, deixaram para trás “Boyhood“, um dos filmes com mais nomeações.

Um dos favoritos da noite, Eddie Redmayne, conseguiu o Óscar de Melhor Ator com “A Teoria de Tudo”, um filme biográfico sobre a vida do físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking. Igualmente estreante na vitória esteve Julianne Moore, que arrecadou o prémio de Melhor Atriz com “O Meu Nome é Alice”, um filme que retrata a vida de uma professora universitária que sofre de Alzheimer.

O prémio de Melhor Ator Secundário foi entregue a J. K. Simmons pelo seu papel em “Whiplash – Nos Limites”. Seguiu-lhe Patricia Arquette, que arrecadou a estatueta de Melhor Atriz Secundária pela sua prestação em “Boyhood“. Ambos os atores eram uns dos favoritos aos prémios, depois de terem ganho o Globo de Ouro e o BAFTA nas referidas categorias.

Na música, “Glory” vence Melhor Canção Original. Um tema interpretado por Common e John Legend no filme “Selma”, que mereceu, durante a cerimónia, uma ovação do público. O Óscar de Melhor Banda Sonora foi para o francês Alexandre Desplat e o filme “Grand Budapest Hotel“, uma das novidades do ano.

Retirado da corrida ao Óscar de Melhor Filme de Animação esteve “O Filme Lego”, que brincou com a notícia. O sortudo foi mesmo “Big Hero 6 – Os Novos Heróis”, dos criadores Don Hall, Chris Williams e Roy Conli. Uma comédia, produzida pela Walt Disney Animation, que junta ação e aventura num panorama diferente.