O Monstra –  Festival de Cinema de Animação de Lisboa comemora 15 anos com quase 500 filmes, a programação mais extensa desde o ano de 2000. Este ano vão ser apresentadas secções que abrangem diferentes  géneros e formatos do cinema de animação, desde competições de curtas e longas metragens, filmes para crianças, documentários, exposições, encontros com artistas a workshops.

Com o objetivo de levar até às  crianças, jovens e famílias o melhor do cinema de animação, o evento consolidou a sua relação com Lisboa, o país e o mundo. Anualmente, através de oficinas, encontros e sessões de cinema mostra a transversalidade do cinema de animação aos cinco continentes. Um movimento que cresceu e envolve cada vez mais miúdos e graúdos.

O festival dedica parte da programação ao cinema de um país específico, mas este ano será alargado à América Latina, com filmes da Argentina, México, Cuba, Venezuela, Colômbia ou Costa Rica. Destacam-se ainda os clássicos da animação e a estreia da longa-metragem “A Ovelha Choné”.

Casa das Artes vai ser a casa da “Monstra” no Porto

O Monstra decorrerá em Lisboa, de 12 a 22 de março, no Cinema São Jorge, e com algumas sessões na Academia Almadense. Após 15 anos à solta em Lisboa, chega agora na sua versão competitiva a sete cidades portuguesas, de modo a envolver ativamente a participação dos espectadores. Até julho está prevista uma rota com sessões pelo Porto, Portalegre, Coimbra, Santarém, Ponta Delgada e Gouveia. Para o resto do ano estão programadas sessões em vários países.

De 26 a 28 de março, o cinema de animação chega à Casa das Artes, no Porto. Os bilhetes têm o custo de 4 euros para os adultos e 1 euro para as crianças.