Os “artistas de referência” revelaram-se uma aposta do Meo Marés Vivas ao longo de todas as edições do festival. O suspense estava criado, especialmente porque se avizinhavam “grandes nomes” para fechar o cartaz da 12.ª edição. A John Newman no primeiro dia de festival, 16 de julho, junta-se outro John, este vencedor de um Óscar de Melhor Canção Original no passado domingo. John Legend volta a Portugal pela segunda vez, mas com estreia na Praia do Cabedelo em Vila Nova de Gaia.

Se os recentes hits como “All of me” e “You and I” conquistaram o público, a canção “Glory” do filme Selma é a nova prova de que o cantor norte-americano reforça o seu estatuto junto da crítica, dos fãs e agora, dos amantes da sétima arte. O último álbum, em 2013, “Love in The Future” colocou o soul do cantor de novo em alta e o Norte do país vai ter oportunidade de escutá-lo.

E porque o soul não é só de exclusividade internacional, os The Black Mamba sobem a palco no último dia, 18 de julho. O festival reforça assim a presença portuguesa no cartaz, depois de Richie Campbell, Buraka Som Sistema e Miguel Araújo terem sido confirmados nas duas últimas semanas.

Pedro Tatanka, vocalista e guitarrista dos The Black Mamba, presenteou o público na conferência da imprensa, com uma pequena amostra do que poderia ser concerto em Gaia. Ainda que de forma mais suave e em acústico, Pedro mostrou o que já é tradição na sua performance, a voz rouca “carregada” de melodia e blues. John Legend não foi excluído da conversa: “Telefonei ao John e disse que está de ressaca dos Óscares” – afirmou o vocalista da banda portuguesa.

A organização do Marés Vivas não deixou de salientar a importância do evento a nível nacional, especialmente no Norte do país. O objetivo desta edição foi, mais uma vez, manter o padrão de qualidade aliado ao “preço [dos bilhetes] mais baixo do circuito de festivais”. A experiência de festival proporcionada pelos artistas continua a ser a mais-valia, porque “quem vem sentir, sente”.

O festival nortenho regressa ao Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, com vista privilegiada para a foz do Rio Douro, entre 16 e 18 de julho. Os bilhetes, cujos preços não aumentaram desde o ano passado, têm um custo de 35 euros (bilhete diário) e de 65 euros (passe geral).