A 35.ª edição do Fantasporto arrancou esta terça-feira, 24 de fevereiro, com uma série de filmes “Extreme Horror”, que antecipou o programa oficial de abertura agendado para sexta-feira, dia 27. Coube ao filme “Asmodexia“, do conceituado realizador espanhol Marc Carreté, a abertura desta sessão, que teve início ás 21h30. O filme conta a história de cinco dias na vida de um exorcista (Eloy Palma) e sua filha (Alba). Cada exorcismo é mais difícil que o anterior. “Uma infeção da alma que está alastrar nos membros mais fracos da sociedade”, descreve o realizador.

Apesar da forte expectativa esperada para o primeiro filme da sessão “Extreme Horror”, que antecipou abertura oficial do Fantasporto, não se fizeram notar mais do que cerca de 30 pessoas, na sua maioria estrangeiros, que ocupavam os 740 lugares do grande auditório do Rivoli. Entre criticas e opiniões, formadas no desenrolar desta película espanhola, muitos foram aqueles que acharam o filme aquém das expectativas desejadas para a primeira sessão. “Confuso”,  “pouco aterrador” ou até mesmo “terror com uma pitada de comédia” foram palavras utilizadas por alguns daqueles que assistiram ao filme.

Porém, do ponto de vista técnico e artístico, houve quem interpretasse o filme de forma diferente. Planos de filmagem, papel dos actores e até mesmo a banda sonora foram pontos altos desta sessão. O filme, com duração de cerca de pouco mais de uma hora, não teve a afluência e a critica desejada por parte da organização que viu a sala do grande auditório esvair-se num silêncio não caracterizador do maior evento de cinema da cidade. Seguiu-se “Beautiful People”, do realizador Brini Amerigo.

Esta quarta-feira, 25 de fevereiro, o “Extreme Horror” prossegue, na primeira sessão, com o filme “Hunger Z (Hunger of the Dead)”, do Japonês Naoto Tsukiashi e por último com “The Dead II:India” de Howard J.Ford e Jonathan Ford. Esta sessão dedicada ao cinema de horror acaba quinta-feira, 26 de fevereiro, onde será exibido “Lost After Dark”, de Ian Kessner, seguindo-se “Mexico Barbaro”, um dos filmes mais aguardados devido à sua composição em oito partes, realizadas por oito realizadores diferentes.

A 35.ª edição vai ainda celebrar o 100.º aniversário de Orson Welles, realizador de “Citizen Kane” e inclui uma retrospetiva dos filmes com Fred Astaire e Ginger Rogers.

A abertura oficial do evento agendada para sexta-feira, terá participação de outro filme muito aguardado pelo público, “Haemoo” de Shim sung-Bo, que se distinge por ser um candidato pela Coreia do Sul  aos Óscares. O último filme exibido no Festival Internacional de Cinema do Porto, “Patch Town” está agendado para dia 7 de março.

Homenagem ao produtor e realizador português Fernando Vendrell

A 35.ª edição do Fantasporto conta ainda com o habitual exibição de filmes dedicados ao cinema português, que este ano conta com 57  filmes de produção nacional. Fernando Vendrell, produtor e realizador, é o grande homenageado do evento este ano.

Produtor do filme “o Herói” do realizador Angolano Zézé Gamboa e vencedor da World Dramatic Competition do Festival de Sundance 2005 e do filme “Fintar o destino e Pele”, a organização refere a escolha do cineasta Português como produtor homenageado devido ao trabalho desenvolvido pelo mesmo no meio, para além da sua anterior conquista nos prémios em edição anterior.

Entre 24 de fevereiro e 8 de março de 2015 decorre mais um Fantasporto na cidade do Porto. Este ano, a programação do Festival Internacional de Cinema do Porto conta com um total de 105 sessões, com 173 filmes – sendo que 48 deles serão exibidos pela primeira vez na Europa e/ou no Mundo, “realçando assim a aposta clara que produtores internacionais fazem no festival”, lê-se no comunicado oficial da organização.