O rosto do arquiteto português, Álvaro Siza Vieira, será o primeiro a ser visto por aqueles que, a partir desta quarta-feira, 25 de fevereiro, e até ao final do mês de junho, entrem no Porto através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A exposição do Prémio Especial de Caricatura Siza Vieira, categoria no 16.º PortoCartoon World Festival (2014), apresenta os trabalhos de caricaturistas naturais de países como Portugal, Irão ou Alemanha, e estes vão estar visíveis para quem passar pelo espaço em questão.

A mostra, pertencente ao Museu Nacional da Imprensa (MNI), quer homenagear o arquiteto reconhecido mundialmente e, assim, mostrar os traços feitos por artistas com o objetivo de realçar, em cada caricatura em específico, a essência de várias partes da obra do prémio Pritzker de 92.

Assim, esta é uma oportunidade de ligar Siza Vieira ao PortoCartoon, uma vez que é o arquiteto o autor do troféu para os vencedores do festival.

Os Prémios Especiais de Caricatura foram atribuídos pela primeira vez em 2013, com Manoel de Oliveira e José Saramago a serem homenageados. O vencedor da edição do ano passado, com as caricaturas de Siza Vieira, foi o peruano residente na Alemanha, Ivan Prado.

O arquiteto é o autor do troféu do PortoCartoon.

1º Prémio na frente

A exposição está aberta ao público.

As caricaturas são provenientes de vários países do mundo.

DSC_0057

A exposição quer homenagear o vencedor do  Pritzker em 92.

Cerca de 40 caricaturas de Siza Vieira estão expostas no aeroporto do Porto a partir do dia 25 de fevereiro, 4.ª-feira.

2º Prémio à direita.

Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha, recebeu o 1.º Prémio.

Os "traços de humor" estão exposto até junho.