Foi revelada esta quarta-feira, pela primeira vez, a obra de Fernando Lanhas, colocada sobre o lado esquerdo da entrada do topo nascente no Túnel da Ribeira. A inauguração do painel aconteceu por volta das 12h30 e representa o fim de um percurso para um grupo de familiares e amigos do pintor, falecido em 2012. O projeto tinha sido iniciado pelo próprio em 1998.

O mosaico denomina-se “À cidade”, designação atribuída pela próprio Fernando Lanhas à obra, e realça a vontade que o arquiteto tinha em deixar no Porto uma das suas últimas obras de arte. Lanhas é visto como um pioneiro da abstração em Portugal e uma das mais importantes referências da arte portuguesa do século XX e início do século XXI. A obra é constituída por 875 azulejos em cerâmica, dispostos em 35 fiadas na vertical e 25 na horizontal, com as dimensões de 700cm x 500cm.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto (CMP), fez questão de aparecer no local e assistir à inauguração da tela. O painel foi oferecido ao Município do Porto por Maria Luísa Lanhas, João Pereira Lanhas e Pedro Pereira Lanhas, na qualidade de únicos herdeiros do autor.

O Túnel da Ribeira foi um dos espaços arquitetónicos da cidade estudados por Fernando Lanhas. O azulejo é feito a partir de um óleo concebido em 1989 e concretizado em 1993 e é agora alvo de avaliação pública. A concretização do projeto já tinha sido proposta em executivos anteriores, mas nunca chegou a ser levada a cabo pela falta de fundos.

O painel de azulejos de Fernando Lanhas no Túnel da Ribeira

O painel de azulejos de Fernando Lanhas no Túnel da Ribeira Joel Oliveira