As Competições de Engenharia – EBEC Porto (European Best Engineering Competition – Porto) – são promovidas pelo BEST Porto (Board of European Students of Technology – Porto) e contam com a participação de estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto. A sétima edição, que decorre entre os dias 14 e 16 de março, oferece aos estudantes de Ciências, Engenharias e Tecnologias, a oportunidade de usarem os seus conhecimentos para competirem a nível europeu com alunos de outras universidades. Os interessados devem inscrever-se até dia 4 de março, existindo um limite de 240 participantes.

Numa primeira fase, denominada de “Case Study”, os estudantes terão que desenvolver uma solução hipotética para um problema que lhes é apresentado ou otimizar um sistema já existente. De seguida, passam ao “Team Design”, onde deverão proceder à construção de um protótipo com materiais simples e sujeito a algumas restrições. Os desafios devem ser completados num prazo de 24 horas. O programa completo pode ser consultado aqui.

A participação nesta competição garante ainda a atribuição, a cada participante, de 1,5 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System ou Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).

Final europeia no Porto

A fase nacional – EBEC Portugal – que irá decorrer em Aveiro, de 22 a 24 de maio, contará com a participação dos vencedores das diferentes competições locais, de cinco universidades portuguesas. A final europeia irá decorrer, pela primeira vez, no Porto.

A EBEC é a maior competição europeia de Engenharia, organizada pelo Conselho Europeu de Estudantes de Tecnologia, abrangendo 88 universidades de um total de 32 países.

Notícia corrigida às 12h10 do dia 1 de março