A Aula Magna foi pequena para receber toda a gente que quis assistir à sessão solene do dia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) 2015. O reitor da Universidade do Porto (UP), Sebastião Feyo de Azevedo, presidiu a cerimónia e o vereador do pelouro da cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, foi o orador convidado.

No ano em que a FMUP celebra 190 anos, a diretora da faculdade, Maria Amélia Ferreira, anunciou um novo projeto de medicina social em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). Apesar de o dia ser de celebração, a diretora não deixou de fora as questões económicas. Desde 2010, a FMUP teve um corte de 20% no financiamento do Estado e um défice de mais de 500 mil euros em 2014.

Paulo Cunha e Silva apresentou “Corpo, Atlas, Mapa, Cidade: da anatomia às políticas culturais urbanas”, onde falou de alguns projetos que já realizou e outros que estão em curso. O vereador aproveitou ainda para referir a importância das relações culturais entre a Câmara e a UP.

Aureliano da Fonseca celebrou o centenário no dia da FMUP

No discurso de encerramento, o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, felicitou o professor Aureliano da Fonseca, que celebrou nesta quarta-feira 100 anos. A Tuna Masculina da FMUP cantou ainda os parabéns ao docente e convidou-o a interpretar a música “Amor de Estudante”, composta pelo médico.

Estudantes com direito a prémios

No dia da faculdade, os estudantes também não foram deixados de fora. Diana Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes, destacou a referência nacional e internacional da FMUP e a excelência do corpo docente. A presidente da AEFMUP manifestou-se ainda contra o aumento das propinas, considerando-a uma medida desajustada.

Durante a sessão solene ainda houve tempo para distinguir os melhores alunos. Fábio Sousa Nunes venceu o prémio Professor Ernesto de Morais para o melhor aluno de genética, no valor de 2.500 euros. Os estudantes que acabaram o ano letivo 2013/2014 com a melhor média foram também distinguidos. Foi ainda atribuído o prémio “Hot Paper” aos autores do trabalho mais citado em 2014.

A cerimónia terminou com o discurso do reitor da UP, que destacou a qualidade do ensino na FMUP e as condições excecionais da Universidade do Porto.

O dia da faculdade terminou com um jantar para a comunidade FMUP, que voltou a fazer parte do programa após cinco anos de pausa.