O Guiões,  que já vai na 2ª. edição, dá oportunidade a pessoas com o “bichinho” da escrita de desenvolverem um projeto cinematográfico. O festival, organizado pela Squatter Factory, tenta combater a pouca produção e criação, na área do cinema, em Língua Portuguesa.

Para participar no concurso, é necessário que o guião cumpra algumas regras, tal como a duração (longa-metragem) e o idioma (língua portuguesa). O autor do projeto tem que ter mais de 18 anos. O envio das candidaturas é feito até ao dia 30 de junho na plataforma Film Freeway. A taxa de inscrição de guião depende da altura da submissão da candidatura mas os preços variam entre os 15 e os 45 euros.

“SEQUELAS”

Para além do festival, o Guiões desenvolve uma nova iniciativa de produção cinematográfica, ao longo de todo o ano, com o intuito de celebrar o 120.º aniversário do cinema. As “SEQUELAS” serão uma série de 12 episódios fictícios criados por pessoas da indústria criativa e ilustrados por jovens portugueses do mundo da ilustração. O objetivo de cada episódio é dar uma 2.ª vida a elementos icónicos da História do Cinema.

A avaliação das candidaturas dos guiões decorre do dia 1 de julho até ao dia 21 de outubro. De 22 de outubro a 21 de novembro ocorre a pré-cerimónia do evento onde serão divulgados os vencedores. Os 10 finalistas selecionados serão convidados a participar na cerimónia do festival que se realiza no dia 21 de novembro.

Fernando Alvim, Kalaf Epalang, João Leitão e Lusa Silvestre são alguns dos júris confirmados para o Festival Guiões. Mais informações sobre o programa e convidados especiais serão divulgadas ao longo dos meses.