O segundo dia da 35.ªedição do Fantasporto juntou vários géneros cinematográficos no teatro no coração da cidade do Porto. O festival de cinema, que tem, este ano, como tema central o terror apresentou o “Hungerford”, filme onde o fantástico é o principal ingrediente. O filme do realizador inglês, Drew Casson, levou algumas dezenas de espetadores ao grande auditório e foi exibido em antestreia mundial.

O dia do festival em que deixou as homenagens ao cinema americano de fora iniciou-se com a produção espanhola “Asmodexia” de Marc Carreté, onde o horror anda de mãos dadas com o fantástico.

O drama foi a principal presença no segundo dia do festival, que de acordo com vários espetadores deste sábado mostrou uma boa organização.

A produção holandesa e inglesa de Ate de Jong, “Deadly Virtues”, abriu o espaço ao drama deste dia e o grande auditório encheu-se ao final da tarde o filme do realizador de “Drop Dead Fred”. Ao mesmo tempo, no pequeno auditório do Rivoli, uma homenagem foi feita a Fernando Vendrell com a exibição do filme “Fintar o Destino”.

No início da noite, o filme espanhol “Hassan’s Way / El Rayo” não encheu o grande auditório do teatro, mas as dezenas que estiveram presentes mostraram-se bem animadas com o drama sobre a jornada de um emigrante em Espanha. Com a presença do realizador espanhol, Ernesto de Nova, que antes de começar a exibição subiu ao palco para apresentar a película, brincando com o facto de ser o seu primeiro filme e, por isso, para o público não criticar em demasia. A antestreia europeia da curta-metragem “My Kingdom” antecedeu o drama espanhol e mostrou que a animação também está presente no festival.

No final desta sessão, as opiniões eram consensuais: o drama documentado espanhol era diferente do que, na maioria, já tinha sido exibido, mas bastante interessante e adequado. Segundo, Pedro Sarmento, um dos espetadores presentes naquela sessão do festival, o “filme é bastante interessante e, sobretudo, atual, uma vez que fala sobre o desemprego”.

Na última sessão do dia, foi a antestreia mundial do filme “The Hoarder” que arrecadou mais pessoas no grande auditório. A produção do realizador inglês, Matt Win, contou com a presença de alguns membros da equipa que apresentaram o filme que era um dos mais esperados desta edição pela mistura entre a ação, o suspense e a violência.

O festival, que termina no dia 8 de março, vai apresentar, ao longos dos próximos dias, filmes como “Citizen Kane”, “Dementia” ou “Awaiting”.