São entusiastas da ecologia e têm em mãos um projeto pioneiro no mundo. A Noocity é uma empresa portuense, criada por um grupo de amigos, que lançou para o mercado um conceito inovador e deu um novo alento às hortas urbanas. Os produtos, pensados do ponto de vista da sustentabilidade, permitem adequar-se a qualquer tipo de espaço.

Casas, restaurantes e hotéis – agora, em todo o mundo – podem ser equipados com uma Growbed ou uma Growpocket, as duas variantes da gama proposta por esta jovem equipa. Nos últimos dias, a aposta numa campanha de crowdfunding possibilitou uma maior visibilidade da empresa, que já atingiu o seu primeiro goal, os 30 mil euros.

Uma horta dinâmica

Os produtos da Noocity funcionam com base num sistema de subirrigação, que reduz o consumo de água (menos 80% do que os sistemas convencionais) e se adequa às necessidades da espécie plantada. Esta técnica facilita o trabalho a utilizadores menos familiarizados com a atividade hortícola. A própria montagem dos produtos é simples e não requer ferramentas extra. Os materiais utilizados possuem, ainda, um certificado de não-toxicidade. A Growbed vem em três dimensões (S, M e L) e permite múltiplas configurações mediante o espaço a ocupar. A Growpocket foi pensada para o cultivo vertical, pelo que é colocada sobretudo em superfícies como paredes e muros.

Noocity Peq

O projeto foi lançado há cerca de dois anos, mas a comercialização só começou há meio. A ideia inicial era desenvolver um produto adaptável à cidade e a espaços mais reduzidos. Após uma fase de testes, a equipa apercebeu-se da potencialidade do conceito e do facto de ainda não existir nada assim no mercado.

A empresa é constituída por José Ruivo e Pedro Monteiro (co-fundadores da marca), Leonor Babo (responsável pela comunicação) e Carolina Lopes Almeida (aluna estagiária).

A divulgação da marca assenta num orçamento reduzido, pelo que a equipa se tem apoiado nas redes sociais e no “boca-a-boca” como meio para chegar aos seus públicos. A Noocity assume um papel de consciencialização no mercado para uma melhor aceitação dos seus produtos.

Para além de gerir uma biblioteca online e uma magazine, a empresa tem apostado em workshops e iniciativas de desenvolvimento pedagógico junto das escolas. “Uma horta na minha escola” é o programa que pretende estreitar a relação das crianças com a natureza através da instalação de hortas eficientes nas instituições candidatas.

A empresa vê nas escolas e nos mais novos um público que recebe de braços abertos o projeto. Para além disto, já foi responsável por vários workshops de agricultura biológica na cidade.

Em plena expansão internacional

No presente, a equipa encontra-se no auge da sua expansão mundial e conta com parcerias estratégicas em países como o Brasil, Espanha, Inglaterra, entre muitos outros.

A Noocity iniciou, na passada semana, a sua primeira campanha de crowdfunding, com vista a angariar dinheiro para uma primeira produção em grande escala. Primeiramente, colocaram a fasquia nos 30 mil euros (num mês), valor que conseguiram ultrapassar em menos de uma semana.

O segundo patamar é, agora, o dos 70 mil, o que pode vir a permitir a integração um sistema de compostagem na Growbed. Cada donativo, dependendo do seu valor, corresponde a uma recompensa dentro da gama Noocity.

Neste momento, a empresa tem recebido dinheiro de toda a parte do mundo (Estados Unidos, Dinamarca, Singapura, Rússia, Polónia, entre outros países). No tempo em que a entrevista para o JPN decorreu, a Noocity conseguiu angariar mais de 2 mil euros.