Os grandes destinos nem sempre são as capitais dos países ou as cidades com “maior nome”, é o que afirma o The Guardian. Por vezes, as cidades mais pequenas dos países europeus, possuem um panorama e um ambiente cultural mais interessantes e animadas, comparadas com as mais conhecidas.

O Porto faz, assim, parte do leque de dez cidades, na Europa, consideradas como os melhores destinos, para pequenas pausas. O jornal britânico distingue locais como a Rua de Miguel Bombarda e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O jornal considera a Rua de Miguel Bombarda como o ponto central de arte na cidade, destacando as várias galerias de Arte Contemporânea para se visitar na rua e no centro comercial com o mesmo nome.

O museu de Serralves é distinguido pelas suas exposições de arte e por ser obra de um dos mais aclamados arquitetos portugueses, Siza Vieira.

Para além disto, a publicação britânica refere o projeto “The Worst Tours”, criado por arquitetos da cidade, onde se pode visitar os locais mais desconhecidos do Porto. A agência, que se nomeia como a pior agência de passeios do mundo, promete passeios diferentes e grátis.

O The Guardian destaca a altura do S.João, em junho, e a semana do festival Primavera Sound, também neste mês, para os turistas visitarem a cidade. No site do jornal são também feitas propostas de locais onde ficar.

Ao Porto juntam-se, nesta rota de locais “alternativos”, cidades como Leipzig (Alemanha), Gent (Bélgica), Lyon (França), Turim (Itália) ou Segóvia (Espanha).