O Cinebairro é um projeto de intervenção sociocultural que promove, através do cinema, o debate e a reflexão. E fá-lo em zonas e a populações carenciadas. É o caso do Bairro de Aldoar, no Porto, onde já se realizaram três sessões de projeção de filmes. Ainda assim, as pessoas por detrás desta iniciativa já participavam em diversas iniciativas de dinamização cultural e social na cidade do Porto.

Por detrás do projeto

O Cinebairro começou por reunir pessoas que se conheceram na campanha autárquica do “Virar o Porto ao Contrário“. O projeto começou a ser “cozinhado” com a exibição de Aniki Bobo (Manoel de Oliveira) em vários bairros sociais, durante a campanha. “Vimos que o cinema era muito bem recebido pelas pessoas. Depois, a partir de julho do ano passado, começámos a pensar como o poderíamos materializar.”

“Não queríamos ter uma ação muito breve, do estilo de alguém que aparece no bairro uma vez, passa um filme e nunca mais volta”, afirma Francisca Bartilotti Matos, estudante universitária e uma das sete pessoas responsáveis pelo Cinebairro. O grupo, que começou a “cozinhar” o projeto em julho do ano passado, tem agora o modelo de um filme mensal no Bairro de Aldoar. “Ainda é um projeto muito no início, que se vai reinventando com a nossa experiência”.

Sessões de cinema

A estreia, a 25 de outubro de 2014, contemplou O grande ditador, de Charlie Chaplin. A comédia dramática (que é também uma sátira crítica) foi projetada em frente à Associação de Moradores do Bairro de Aldoar. “Teve uma grande adesão, porque a sessão foi feita ao ar livre, e os moradores assistiam ao filme das janelas. Mas como o filme era demasiado comprido, o debate no final já foi complicado”. Seguiram-se Kunta, de Ângelo Torres, filme curto em que já se notou uma participação mais ativa dos moradores, e Ilha das Flores, de Jorge Furtado, no passado dia 7 de fevereiro. “Com as várias sessões vamos percebendo quais os filmes que resultam melhor”. Em princípio, a próxima sessão será a 21 de março, mas o filme ainda é desconhecido.

Desenvolvimento da democracia e da cidadania

Integrado na Apuro, o Cinebairro envolve, em atividades culturais, pessoas que, por norma, se veem afastadas deste tipo de ações. Mas não só. Desenvolver momentos de discussão e reflexão a partir do que foi projetado é outro dos grandes objetivos. E porque a maior inspiração da ficção é a realidade, debatem-se os temas atuais e apela-se a uma tomada de consciência .”Trata-se de incentivar o maior número possível de pessoas na vida da comunidade”.

Alargamento do projeto

Para além da Comissão de Moradores do Bairro de Aldoar, com a qual têm colaborado, o Cinebairro está a pensar expandir o projeto a outras zonas. Para já,  têm em mente a freguesia de Campanhã. Francisca afirma que, apesar da resposta das instituições ser bastante positiva, “o grande problema de Campanhã é o facto de ser uma Freguesia muito grande, com muitos problemas sociais. É difícil decidir a ‘ponta por onde pegar'”.