Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Sika Academy, um concurso nacional que premeia projetos ligados à reabilitação urbana. No entanto, a Sika Portugal, empresa organizadora do concurso, informa que  a edição deste ano conta com um novo conceito: soluções inovadoras para a construção e indústria. Em comunicado, a empresa refere que está focada em projetos inovadores relacionados com a investigação química aplicada à contrução, aos materiais e à sustentabilidade.

Desta forma, o concurso destina-se a todos os finalistas ou recém formados de licenciaturas ou mestrados na área de Química e as candidaturas podem ser feitas até 30 de março. Para o vencedor, o prémio passa pelo desenvolvimento do projeto, um estágio profissional na Sika Portugal e três mil euros para uma pós graduação. O segundo e terceiro lugares dão direito aos prémios monetários de 500 e 200 euros, respetivamente.

Concurso quer agitar mercado de trabalho

A empresa recorda que, “até 2018, pretende poupar 3% por ano no consumo energético através do aumento da eficiência na produção dos seus materiais, motivo que será tido em conta nos projetos do concurso Sika Academy”.

Este concurso, que se realiza há quatro anos, pretende mobilizar os jovens e ser uma alavanca de inserção mercado de trabalho. O júri do concurso será constituído por vários elementos das áreas da Arquitetura e Química.

Notícia atualizada às 16h19 minutos do dia 5 de março de 2015, com a informação dos prémios para o segundo e terceiro lugares.