O programa PAPSsummer, da Sociedade Americana e Portuguesa de Pós-Graduação (PAPS), quer dar a oportunidade a estudantes portugueses de cumprir um estágio de quatro semanas numa universidade nos EUA ou no Canadá. O estágio decorrerá entre 1 de julho e 30 de setembro de 2015.

Podem-se candidatar estudantes que estejam no 3.º ano de licenciatura ou superior ou estudantes de Mestrado, ambos numa instituição em Portugal. São elegíveis, ainda, pessoas que tenham terminado um destes graus há menos de um ano à data de abertura das candidaturas.

As bolsas cobrem os custos da deslocação, alojamento e o seguro de saúde do estudante durante a sua estadia no país. Os custos do estágio não estão incluídos e deverão ser acarretados pela instituição de acolhimento. As bolsas poderão ir desde os 1500 euros aos 2500 euros. Segundo o regulamento, “a PAPS garante a atribuição de uma bolsa PAPSsummer em 2015. A atribuição de bolsas adicionais está dependente de financiamento por parte de entidades externas à PAPS.”

Cada estudante é acompanhado por um orientador, posição a que se podem candidatar membros da PAPS que fizerem parte de uma universidade ou centro de investigação dos EUA ou do Canadá.

Estão disponíveis, para o programa deste ano, estágios em áreas como biologia, astrofísica, design e português. Não é exigido nenhum certificado de inglês, a não ser que a instituição de acolhimento o peça mais tarde. As candidaturas decorrem até dia 31 de março.