A Câmara do Porto informou que vai cortar o trânsito na Avenida Gustavo Eiffel, no troço compreendido entre a Ponte do Infante e a Ponte Dona Maria, desde as 10h30 às 16h30, entre os dias 4 e 13 de março.

As obras de consolidação da Escarpa das Fontainhas vão obrigar a que o trânsito fique, então, cortado, durante os próximos dez dias. A empreitada entra agora na segunda fase, com um orçamento de 2,1 milhões de euros e com um prazo de execução de cerca de dez meses.

Segundo um comunicado da autarquia, “a empreitada de consolidação é essencial para a cidade e prevê a estabilização de secções críticas da escarpa quanto ao período de derrocada, identificadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”.

A  primeira fase da empreitada implicou um investimento municipal superior a 915 mil euros e incidiu sobre a área “mais urgente”, situada entre as pontes do Infante e de Dona Maria Pia. A terceira e última fase dos trabalhos de consolidação terá início ainda em 2015, sendo que o investimento total da Câmara do Porto na obra será de “quase quatro milhões de euros”.

A mesma nota de imprensa acrescenta ainda que “esta intervenção nada tem que ver com as obras que a Empresa Municipal Águas do Porto está a realizar também naquela via”. O corte no trânsito entre as duas pontes continuará até ao dia 13 de março, conforme sinalização a estabelecer no local.