A World Wide Fund For Nature (WWF) organiza, mais uma vez, a Hora do Planeta em 2015. O evento decorre no dia 28 de março, sábado, e convida toda a gente a desligar as luzes durante uma hora – entre as 20h30 e as 21h30 – para promover o consumo consciente de energia.

A Hora do Planeta tem como mote, para 2015, a frase “Usa o teu poder contra as alterações climáticas” e apresenta como embaixador o surfista Garrett McNamara, conhecido por ter surfado algumas das maiores ondas do mundo, uma delas na Nazaré.

A Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF e começou na Austrália em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes. Desde a sua criação, já juntou mais de sete mil cidades e vilas em cerca de 156 países em todo o mundo.

Lisboa vai ter, no dia 28, uma glow village, uma vez que a Praça Martim Moniz, a partir das 19h, torna-se uma vila colorida totalmente sustentável. Em Sintra, vão fazer parte da iniciativa monumentos como o Palácio da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate e o Castelo dos Mouros. Faro, Cascais, Santa Maria da Feira ou Famalicão são alguns dos municípios que, um pouco por todo o país, vão celebrar a Hora do Planeta.

Portugal participa na Hora do Planeta desde 2009, mas é a primeira vez que a Earth Hour Blue, plataforma internacional de crowdfunding do evento, destaca uma angariação de fundos para conservação de florestas de sobreiros e de espécies como o lince ibérico.