Há muito que cidades como Paris, Londres, Barcelona ou Amesterdão recebem mercados de arte, mas é a primeira vez que este tipo de comércio e apresentação de obras se realiza em Portugal. A estreia acontece no Porto, no próximo dia 28 de março.

Este tipo de mercado quer trazer a arte ao povo, e o povo à arte. O Mercado de Arte apresenta preços adequados a diversas carteiras, que vão variar entre os 2,50 e os 200 euros por peça , e diversidade para todo o tipo de mentes. Contará com trabalhos de artistas consagrados e de renome internacional e  trabalhos de artistas que começam a emergir neste mundo.

Organização do mercado

1. Artistas Plásticos
  2. Galerias de arte
  3. Ateliês Particulares e Escolas Artísticas ou Privadas
  4. Empresa de fabrico e revenda de artigos para artes
  5. Ateliês/Workshops
  6. Área Alimentar

mercadoporto

Não é só uma forma de divulgação de obras, é também uma chamada ao turismo e dinamização da cidade, criando também novas oportunidades de negócio.

Qualquer artista pode participar, desde que disponha de uma banca de venda e exposição dos seus trabalhos. A seleção dos candidatos será feita por um júri. Após o júri escolher os participantes, estes terão que pagar a inscrição e respeitar as normas estabelecidas pela organização.

Quanto às datas deste novo mercado do Porto, pretende-se que seja realizado mensalmente, aos fins-de-semana. Caso seja necessário este período poderá ser alterado, principalmente nas épocas onde a afluência de turistas é maior. O estado do tempo, será, talvez, a única condição que impeça este mercado de se realizar nos critérios normais, uma vez que é ao ar livre. Caso as condições climatéricas não sejam as melhores, o mercado terá lugar num espaço coberto, a designar pela organização do evento.

O Mercado de Arte vai realizar-se no Largo do Redondelo, junto à Avenida Dom Afonso Henriques, e espera-se grande afluência, tanto de portugueses como de estrangeiros.