O YouTube facilitou a vida de muitos artistas, permitindo que estes se mostrem a todos. Sem necessidade de entidades que publiquem as suas obras, o mundo da Internet ficou aberto a grandes cantores que estavam escondidos por todos os cantos do planeta.

Um exemplo de sucesso é Tiago Braga, jovem músico que utiliza esta plataforma para se mostrar aos seus fãs. Este artista confessou ao JPN que já era fã do site de partilha de vídeos muito antes de se tornar um youtuber. “Desde os meus 14 anos que sigo artistas como o Kurt Hugo Schneider”.

Foi a vontade de mostrar a sua arte que permitiu que chegasse onde chegou. Com mais de 19 mil subscritores, este jovem ainda sonha mais alto, querendo estabelecer-se como um artista internacional. Visto que já conseguiu gravar um single em Itália, Tiago parece ter um futuro risonho pela frente.

Tiago Braga

“Quando se tratam de originais meus, sou extremamente exigente (ainda mais do que normalmente sou)”

Todavia, não é qualquer um que consegue estabelecer-se como um artista de sucesso e uma referência no YouTube. Tiago Braga não pensa que exista um segredo aliado a esta plataforma, mas consegue apontar duas características essenciais: a criatividade e a consistência, para além da sorte.

Trata-se de uma tarefa trabalhosa que, neste caso, junta o saber cantar a habilidades de edição. As permissões para filmar em certos locais nem sempre são fáceis de arranjar e vídeos mais complexos significam equipas maiores e mais capazes. Quem acha que para ser um youtuber basta ter uma câmara de filmar e, depois, publicar o vídeo, está enganado.

Portugal também tem uma grande comunidade de “gamers” no YouTube

Mas o YouTube não é só música. Existe uma vasta comunidade de jogadores de videojogos (conhecidos como gamers) que mostram todas as suas conquistas no mundo da Internet. Atecep, também um jovem youtuber, procura afirmar-se cada vez mais na rede.

Com vídeos distintos na área dos videojogos, André Pereira (o seu verdadeiro nome) mostra como passar um jogo e faz as respetivas reviews (classificação de jogos).

Desde criança que tem uma paixão por jogos e, vendo a oportunidade de juntar esse seu gosto a um sentido de humor apurado, acabou por se aventurar na Internet. Esta aventura tem colhido frutos, mas a André não falta ambição nem planos para o futuro. “Tenho dois mil seguidores e ambiciono chegar a mais. Quem sabe 200 mil?”.

Atecep

Gamers

“O YouTube é onde mais interajo com eles, pois estou a produzir conteúdo que lhes agrada”

Questionado sobre o seu estilo de jogo preferido, Atecep diz preferir First Person Shooters (FPS), Role-Playing Games (RPG) e Turn-based Strategy (estratégia por turnos). Diz ainda escolher um jogo com uma boa história em detrimento de jogos de multijogador, apesar de jogar pontualmente com os seus seguidores.

Uma forma de ter sucesso neste meio é a interação com os fãs. Neste caso, as respostas aos comentários, seja no YouTube ou nas redes socias é muito importante, para além da necessidade de publicar vídeos com uma certa periodicidade, para não se ser esquecido.

André tem planos para o futuro. “Investir mais nas análises e tentar entrar em contacto com produtores de jogos, de forma a poder analisar os seus videojogos”. Visto que já conseguiu isso com uma distribuidora, não parece ser um sonho impossível de realizar.

O YouTube pode ser tão cómico como “Stand-Up Comedy”

Mas se não gosta de videojogos nem de música, certamente gosta de dar umas boas gargalhadas. É aí que Dário Guerreiro, também conhecido por Môce dum Cabréste entra em cena. Comediante no YouTube desde 2006 (o Youtube nasceu em 2005), começou por usá-lo para satisfazer a necessidade de publicar e interagir com os seus fãs.

Quando teve de escolher entre um emprego seguro e a comédia, este youtuber não teve dúvidas, escolhendo a segunda. “Até ver, não me arrependo da escolha feita”, confidenciou ao JPN.

Môce dum Cabréste

Dário Guerreiro

“Mais importante do que ter piada é ter boas noções de edição de vídeo e empenho para lançar vídeos com a maior regularidade possível”

Questionado sobre a sua preferência entre vídeos no YouTube e espetáculos ao vivo, Dário não se vê privado de nenhum. Os vídeos trazem mais pessoas aos espetáculos e vice-versa.

Segundo o youtuber, ambos têm as suas vantagens: “Atuar ao vivo traz-me uma gratificação que não tem par, por a reação das pessoas ser imediata. No YouTube tudo isso vem mais devagar, mas em maior número, já que alcança mais pessoas”.

Com uma legião de mais de 42 mil seguidores, Dário acredita que a chave para o sucesso está em ser consistente, ter sede de sucesso e um pouco de sorte. O comediante português espera que, no futuro, consiga continuar a divertir os outros com algo que o divirta. Todavia, não traça planos.

Todos estes jovens afirmaram que a plataforma YouTube, juntamente com outros atributos, foram muito importantes para o seu sucesso. Como estes três existem milhões de pessoas recheadas de criatividade e novas ideias à espera de serem descobertas.