Aos olhos da população, as instituições políticas têm cada vez menos credibilidade e assistimos, por isso, a um afastamento gradual dos cidadãos da política. O Clube dos Pensadores (CdP) nasceu em 2006 para contrariar esta tendência e manter viva a democracia.

Através de um blogue aberto aos cidadãos, de debates, palestras, livros, artigos de opinião, comentários e análises políticas, o CdP pretende aproximar os eleitos dos eleitores, estimular a participação cívica e consciencializar. Quer-se uma democracia participativa que sirva de complemento aos partidos.

Os momentos mais importantes dos nove anos do Clube dos Pensadores vão ser projetados em imagens, a partir das 21h, no Hotel Holiday Inn, no próximo dia 16 de março. Já a partir das 21h30, dá-se início ao debate com Miguel Cadilhe, economista e professor universitário, que terá como enfoque o atual momento político. Cadilhe foi ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva e secretário de Estado do Planeamento no Governo de Sá Carneiro, mas, atualmente, não está ativo na vida política.

Nos últimos nove anos, passaram pelo Clube dos Pensadores vários nomes incontornáveis do panorama político, como Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Francisco Louçã, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes e Rui Rio.