Criada por Ruth Handler e pelo seu marido Elliot Handler, empresários da Mattel, produtor desta boneca famosa, o casal viu na sua filha Bárbara a inspiração para a boneca de sonhos das meninas.

A Barbie tem mantido a postura e o corpo. Sempre de formas magras e cabelos longos, tem-se adaptado ao mundo que muda todos os dias. Desde a barbie hippie à barbie pop, desde princesas, a festivaleiras. Não há, talvez, um único tipo de mulher que não esteja representado nesta boneca.Com a evolução dos tempos a barbie também protagonizou filmes, como Barbie e o Quebra Nozes, ou o Diário da Barbie.

Para os mais ligados às plataformas digitais é possível aceder ao site da barbie, e cortar-lhe o cabelo, vesti-la e maquilhá-la.

Barbie e Marca Cubanas

É com os seus 56 anos, que a Barbie apela que este dia seja festejado de forma invulgar: Não aos saltos altos. Em parceria com a marca de calçado nacional Cubanas, apela-se a todas as que usam saltos, a não o fazer neste dia. A Cubanas lançará também uma coleção dedicada à Barbie que conta com 100 pares exclusivos.

A Barbie é dedicada aos mais novos, mesmo assim tornou-se um objeto acarinhado e, como tal, guardado por muitos. O JPN foi à procura de meninas que já não tivessem idade para brincar com barbies, mas que ainda assim as preservassem e quem sabe, brincassem com elas.

Uma grande colecionadora da Barbie é a Sara, 35 anos. Estranho? Pode parecer para alguns. A Sara conta com cerca de 400 barbies, incluindo exemplares nas versões Ultra Limited Edition. Este número têm sempre tendência para crescer, já que todos os anos são lançadas pelo menos 15 barbies novas.

A Sara, embora tenha tido apenas uma barbie enquanto criança, recebida aos oito anos de idade – Barbie Great Shape de 1984 – apaixonou-se pela boneca na idade adulta: “Sempre gostei de ir ver os brinquedos quando ia ao hipermercado, era algo que me fascinava e um dia na zona das bonecas vi a Princess of the Portuguese Empire, ou seja a Barbie do Império Português. Nunca tinha visto uma Barbie de Coleção. Era linda, vinha numa caixa em bordeaux e tinha um vestido lindíssimo da mesma cor e um longo cabelo ondulado em castanho escuro…Não consegui resistir e comprei-a”.

Afirma que o que mais a fascina nas barbies são os seus vestido deslumbrantes, e não esquece que esta boneca já foi vestida por grandes designers de moda como Versace, Givenchy, Christian Dior, Christian Louboutin e até mesmo por designers de  moda portugueses como o Augustus. Mas como funciona realmente esta coleção? Sara explica: “Coleciono apenas Barbies de coleção, embora tenha um “punhado” de Barbies playline. Já são mais de 400. Não tenho propriamente um tema ou uma preferência na minha coleção” conta.

E quanto ao que todos querem saber: Sim, a Sara ainda brinca com Barbies. “Nada me encanta mais do que as tirar da caixa original e dar-lhes um jeito no cabelo e no vestido. Fico pelo menos 30 minutos a admirá-las e a ver todos os pormenores dos seus acessórios, vestido, maquilhagem…Depois disso, são colocadas numa vitrine e todos os dias admiro o meu ‘museu’ privado”, afirma.

Numa palavra, define esta boneca da Mattel como um “sonho”, mas tem uma justificação: “A Barbie tem marcado várias gerações desde o seu surgimento (em 1959) e desde sempre transmitiu-nos a imagem de que somos capazes de fazer tudo a que nos dispomos e que acreditamos poder fazer, mas principalmente deu-nos a capacidade de sonhar”.

Mas não são apenas as Barbies de coleção que importam, as de playline, disponíveis em qualquer hipermercado, continuam presentes na vida da Rita de 22 anos. A Rita deixou o JPN entrar em sua casa e conhecer as suas “amigas”.

Agora que cresceu não deixou de gostar da boneca e todos os seus acessórios, que guarda com grande estima, mas diz que atualmente não compra muitos artigos da marca. A Rita coleciona Barbies de playline, guarda-as conforme as oferecem ou compra. “Quero guardá-las para sempre, e se possível, fazer com que a minha filha, ou os meus filhos, usufruam das bonecas”. Com a Barbie, criava vidas paralelas: idealizava namoros, criava famílias, atribuía-lhes nomes, profissões…

Ao contrário da Sara, Rita tem uma preferência especial: a Barbie Rapunzel, que a fascina pelo seu enorme cabelo loiro e pelo seu “vestido lindíssimo, todo trabalhado, cheio de detalhes dourados.”

Mesmo com o avançar das novas tecnologias e formas de brincar,a Barbie, 56 anos depois, não querer deixar o mundo de crianças e adultos.