A iluminação do Parque de Estacionamento Municipal da Trindade será substituída por iluminação com tecnologia LED. Esta modificação acontece durante o mês de março e fará deste edifício municipal o primeiro totalmente equipado com esta tecnologia. A utilização de lâmpadas LED vai permitir uma redução de 50% no consumo energético do parque.

LED (Light Emitting Diode)

Light emitting diode, em português diodo emissor de luz. O princípio de funcionamento baseia-se na eletroluminescência emissão de luz pela passagem de energia. É um processo muito eficiente que pode representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes.

A atual iluminação do parque é composta por luminárias equipadas com balastros eletromagnéticos. Esta iluminação carateriza-se por um elevado consumo energético e tempo útil de vida curto. Uma boa lâmpada LED tem um consumo energético baixo e pode durar entre 8 a 10 anos. Durante o mês de março serão substituídas 363 luminárias, com uma redução de potência de 58 para 25 watts.

A candidatura do Município do Porto foi aprovada pelo “Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC)”, promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O custo da substituição está avaliada em 60 mil euros, sendo que a autarquia irá suportar 47,1% do valor. O montante restante será assegurado pela EDP Comercial, ao abrigo do contrato celebrado com a ERSE.

Note-se que este é um edifício que tem quase a toda a sua iluminação em funcionamento 24 horas por dia.