O Porto Graphics Game Jam 2015 decorreu neste fim-de-semana, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Os inscritos tiveram 32h para desenvolver um código de raiz, bem como todo o design, de um jogo de computador. O grande desafio destes projetos foi produzir intencionalmente fatores que não se deveriam comportar de determinada forma.

A organização ficou ao encargo do Departamento de Ciências de Computadores da faculdade. Pedro Mendes, membro do projeto, explica que a ideia surgiu dentro de um grupo de estudantes com um gosto comum por jogos e filmes. “O conceito de Game Jam é desenvolver um jogo num curto espaço de tempo e leva a que as pessoas se foquem no mais importante”, afirma Pedro.

O evento só foi possível com a ajuda de uma equipa exterior à organização. Patrícia Resende, voluntária no Game Jam, conta o motivo da colaboração: “Gosto de jogos desde pequenina e, como não tenho nenhum conhecimento de programação ou design, decidi ajudar por curiosidade de ver os jogos”.

Durante este fim-de-semana, foram 57 os participantes que se instalaram de “malas e bagagens” nas salas da FCUP. O som dos teclados e o fervilhar das ideias foram uma constante entre as equipas. O tempo foi rentabilizado ao pormenor, sem pensar no descanso. Quem o diz é Francisco Múrias, estudante do segundo ano de Ciências de Computadores: “Definimos horários até ter uma coisa funcional, para, a partir daí, fazer o dress-up – trabalhar o design”.

Paulo Pinho, designer e professor de 3D, colega de equipa de Francisco, clarifica a proposta do grupo: “Queremos tentar fazer um mundo infinito, no qual aproveitamos a glitch. É um mundo vazio, onde o fim é o início do jogo, é um loop infinito”.

Vanda Azevedo, também estudante do segundo ano de Ciências de Computadores, pensou muito antes de aceitar este desafio: “Havia falta de um designer gráfico e, como nunca me tinha metido numa coisa destas, estava muito nervosa”.

O vídeojogo “Glitch Race”, da equipa B-CORP, foi o grande vencedor da competição. O segundo lugar foi para o “Reset”, dos Wally4President, e o terceiro foi atribuído ao “Dieglitchen”, dos Timeflies.

O Porto Graphics Game Jam 2015 superou as expectativas da organização, que já está a planear workshops de computação gráfica e tratamento de imagem. A próxima edição poderá ser alargada para um período de 48h a 72h.