A exposição fotográfica “20:40” celebra os 20 anos do serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO) e os 40 anos do próprio instituto. As fotografias foram capturadas por Liliana Nicolau e curadas por Jorge Velhote e podem ser vistas na estação de metro de São Bento.

Segundo Ferraz Gonçalves, o diretor do serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto, o objetivo dos serviços é “ajudar as pessoas a viver tão ativamente quanto possível quando a doença e o sofrimento os atormenta”. O ambiente vivido pelos doentes é retratado nas fotografias, aproximando o público de um contexto, por norma, resguardado ao máximo.

Raquel Madureira, do gabinete de comunicação do IPO, afirma que “ciência” e “humanismo” são as palavras-chave da exposição. De acordo com a responsável, “as fotografias foram tratadas com o objetivo de esclarecer e sensibilizar, sem invadir a privacidade e a intimidade das pessoas”.

A transparência da realidade que se vive no serviço foi a prioridade para montar esta exposição. A fotógrafa do projeto, Liliana Nicolau, refere que “as imagens funcionam como a verdade de alguém que vê, sente e vive a doença do lado de fora, de um lado observador”.

Quanto a projetos futuros, Raquel Madureira afirma que há a intenção de realizar outros eventos e colóquios para que “as problemáticas dos cuidados paliativos se tornem conhecidas e divulgadas abertamente”.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”250667″]