Premiada, recentemente, com o galardão de Jovem Investigadora em Eletroquímica do ano, Diana Fernandes, investigadora do REQUIMTE/LAQV e a fazer o pós-doutoramento no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), afirma, ao JPN, que “esta nova geração de materiais [inorgânicos, híbridos e nanocompósitos à base de materiais de carbono] está a ser utilizada como eletro catalisadores para aplicações relacionadas com a energia, que incluem reações eletroquímicas relevantes, como a redução do oxigénio para células de combustível”.

Desta forma, o projeto que valeu a distinção à investigadora é importante, visto conter em si diversas mais valias à sociedade. “A mais-valia que este trabalho pode trazer está diretamente vocacionada na ajuda de encontrar novas soluções para os atuais desafios globais de fornecimento de energia que vão surgindo, devido aos graves problemas da mudança climática e da procura de novas fontes de energia renováveis”, diz Diana Fernandes, de apenas 34 anos de idade.

Torcer para “continuar no ramo da investigação científica”

Após admitir que este prémio se tratou de uma surpresa, Diana espera que também traga maior notoriedade ao seu trabalho. “O prémio é importante, não só porque é um reconhecimento do trabalho que desenvolvo, mas também porque pode ser uma ajuda preciosa na progressão da carreira de investigação”, confessa.

Com a ciência a receber cada vez menos ajudas para continuar a trabalhar, o que é notório nos grandes profissionais desta área que se encontram no desemprego, Diana espera “ter a oportunidade de continuar no ramo da investigação científica e mais concretamente na eletroquímica”.

Questionada acerca do seu futuro, a investigadora deseja continuar a desenvolver o seu trabalho na área dos materiais nanocompósitos com propriedades eletrocalíticas para aplicações relacionadas com a energia. Por fim ,deixa ainda a esperança de poder usar estes materiais na construção de sensores eletroquímicos para a determinação de compostos de interesse na área ambiental e da saúde.