O “Rescue Day Trophy” é um encontro aberto a especialistas de resgate que envolve cinco cenários de resgate com corda. Há poucos dias, o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto (BSB) trouxe para a Invicta o segundo lugar num desses cenários que teve lugar em Sevilha (Espanha). O JPN esteve à conversa com o sub-chefe do grupo, Artur Noronha, que falou um pouco mais da prova inetrnacional, da corporação, do prémio e das técnicas:

Torre Schindler

Torre onde o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto conseguiu o 2.º lugar. A corporação portuguesa demorou 28 minutos a concluir a prova de resgate.Torre Schindler, Sevilla

Durante dois dias, os bombeiros “invadiram” a cidade sevilhana para participar em cinco provas de resgate. Estiveram presentes a representar os Bombeiros de Portugal o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, os Bombeiros Canas De Senhorim, os Bombeiros Municipais De Santarém, os Bombeiros Voluntários Vila Real E Cruz Verde e os Bombeiros Voluntários De Montalegre.

Os prémios abrangeram o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada um dos exercícios propostos e houve ainda um prémio atribuído às três melhores equipas de todo o “Rescue Day Trophy”. Os Bombers de Barcelona foram a corporação que conseguiu o maior número de prémios.

No entanto, “a troca de conhecimentos permite evoluir e aprender novas técnicas”. “Só assim é que é possível crescer. Esse é o objetivo, elevarmos o resgate a nível de cordas para socorro, com melhor qualidade, apesar da qualidade que já existe, porque temos vindo a treinar”, conclui o sub-chefe Artur Noronha.

BSB