O Gaia Trail é fruto da paixão que quatro amigos têm por correr. Paulo Madeira, André Assunção, João Nunes e Henrique Oliveira criaram este projeto quando perceberam que, juntos, eram mais fortes, a ponto de chegarem ao pódio.

O espírito é sempre à base da competição, o que deu bons resultados. A equipa, atualmente, conta com várias conquistas no universo das corridas. Entre os êxitos do Gaia Trail destacam-se duas competições: o primeiro lugar por equipas no Grande Trail Serra da Arga, numa distância de 33 quilómetros, e o primeiro lugar no Trail Amigos da Montanha, que se estende ao longo de 30 quilómetros.

Apesar de ser uma equipa com uma forte vertente competitiva, o Gaia Trail promove treinos abertos a quem se queira iniciar nesta modalidade. E, sorria, porque está a ser observado: a equipa está atenta aos progressos dos atletas e também às suas motivações pessoais, e já aconteceu selecionarem dessa forma atletas para integrar a equipa.

“Novatos” da corrida são bem-vindos, mas, para chegar ao patamar do Gaia Trail, é preciso querer e fazer. Alguns atletas treinam praticamente todos os dias, outros seguem um plano de treinos orientado por profissionais, mas também há membros que já representaram a Seleção Portuguesa de Atletismo e até campeões nacionais.

Por esta razão, os treinos tem classificação de dificuldade, e é aconselhado ter isso em conta.

Planeamento de treinos

Os treinos são organizados pelo diretor de equipa que, como nos explica Paulo Madeira, um dos membros fundadores do grupo, “planeia e seleciona a temática do treino”. O percurso fica a cargo de alguns atletas da equipa. Os responsáveis pelo desenho do percurso apresentam-no à equipa, que é dividida em dois grupos. Estes conjuntos são compostos por dez atletas que “assumem o compromisso de fazer o acompanhamento de todos os inscritos ao longo do treino”.

O Gaia Trail prepara os seus treinos até ao pormenor, razão pela qual  estes são planeados com uma antecedência de duas a três semanas. Imprevistos nunca os tiveram, mas “as lesões fazem parte do caminho”. Por isso mesmo, temos de estar preparados para elas”, reconhece Paulo. Neste momento, há quatro grandes atletas da equipa que vão ficar no banco, mas os colegas irão, com certeza, “dignificar a t-shirt que vestem, como sempre”. Aos que estão lesionados espera-se que fiquem nas laterais a apoiar.

Vencer é o objetivo, está no ADN de cada um dos corredores. “Nunca escondemos que, para além de gostarmos de correr, gostamos muito de competir”, afirma o diretor de equipa. O grupo sente e aprecia a responsabilidade de representar algumas marcas que os patrocinam. Mas o Gaia Trail tem mais metas planeadas para o futuro: tornarem-se uma equipa federada, disputar o Circuito Nacional de Trail  e, por último, mas não menos importante, lançar o site oficial da equipa.

Para quem prefere usar sapatilhas só pelo aspeto estético, pode assistir às provas e aos vários treinos no YouTube.

Gaia Trail 3

 

Gaia Trail