Uma nova pista de gelo foi inaugurada nesta quinta-feira, 12 de março, no Cais de Vila Nova de Gaia. Na verdade, o espaço pode designar-se de “inesperado”, devido à estação do ano que é aberto. A nova atração vai estar aberta ao público até dia 3 de maio e já deixou vários surpresos por terem, este ano, uma primavera “mais fresquinha”.

A pista tem 450 metros quadrados e capacidade para 120 pessoas. No dia em que as portas foram abertas, já era possível ver pessoas a patinar, incluindo os monitores da pista, alguns deles, com títulos de campeonatos mundiais de patinagem artística.

O organizador deste projeto, Pedro Mendes, considera que colocar uma pista de gelo fora da época prevista é uma descoberta ainda maior. “As experiências no gelo em Portugal correspondem, em termos de consumo, a uma área muito importante do markting aspiracional. (…) Em Portugal há neve e frio numa determinada altura do ano, mas as pessoas não têm o hábito de patinar. Isto quer dizer que veem na patinagem uma descoberta. E tendo em conta esta questão, aspessoas estão mais predispostas numa altura em que não há gelo e não há frio”, conta ao JPN.

Bilhetes

O bilhete de entrada custa 3,50 euros à semana e 4,50 euros durante o fim-de-semana. Quem quiser adquirir o bilhete familiar, durante a semana este custa 11 euros e no fim de semana fica por 14,50 euros. As escolas e grupos compostos por mais de 20 pessoas terão algumas regalias: o bilhete de entrada custa 3 euros, cada. Tal como aconteceu na pista de gelo da praça D. João I, os grupos podem usar a pista gratuitamente de segunda a sexta-feira, entre as 09h e 13h.

A última pista de gelo instalada na praça D. João I foi um sucesso, porém, Pedro considera que “este projeto não é um upgrade, mas sim um produto diferente, concebido e produzido, em função daquilo que foram os desejos expressos da população”. O Cais in Ice foi criado nesta época estrategicamente, mas não é pioneiro. Pedro conta que vários países africanos fazem festas de inverno em pleno verão e são um autêntico êxito, devido ao contraste e à descoberta de algo diferente do quotidiano.

Patinar não é única atividade, aliás, “a pista de gelo é apenas o hardware do conjunto de experiências sensoriais que vão acontecer e vão apelar aos cinco sentidos”, conta o responsável do projeto. Desde desfiles a concursos de DJ, face painting, atividades infantis e familiares e, ainda, concursos de bandas uma vez por semana, são alguns dos exemplo do que está por vir.

Estas atividades paralelas só são possíveis devido a parcerias com algumas entidades, entre as quais, as caves do Vinho do Porto, teleférico, entidades hoteleiras, a agência Smith Smile Models e a AM Experience – grande parceira deste evento e de outros relacionados, como é o caso do espetáculo Branca de Neve no Gelo, entre outras.

O local do Cais in Ice também foi tópico de reflexão– na zona do Cais de Vila Nova de Gaia passam cerca de tr~es milhões de pessoas por ano e durante o período desta iniciativa cerca de 500 mil pessoas, desde portuenses a turistas nacionais e internacionais.

DSC_0041

4

1

9

2

3

7