Porto de Encontro – à conversa com escritores” é uma iniciativa promovida pela Porto Editora que acontece todos os meses na cidade do Porto. Desta vez será Lídia Jorge a conversar sobre a sua obra, conduzida pelo jornalista Sérgio Almeida. Esta sessão conta ainda com leituras na voz de Ana Celeste Ferreira e a participação especial de Maria João Reynaud.

A convidada Lídia Jorge escreveu quase 20 livros, editados em diferentes línguas, entre eles, romances, antologias de contos e uma peça de teatro. Nasceu no Algarve, em 1946 e mais tarde viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África. Para além de ser professora do ensino secundário, utiliza a imprensa regularmente para publicar artigos. De entre os diferentes temas sobre os quais escreve, a mulher e a solidão são uma preocupação recorrente nas suas obras.

Nas suas obras de mais relevo incluem-se “Notícia da Cidade Silvestre” (1984), A Costa dos Murmúrios (1988), “O Dia dos Prodigíos” (1979) e “O Vento Assobiando nas Gruas” (2002). Detentora de muitos prémios literários, é um nome incontornável na literatura contemporânea portuguesa.

Para quem segue a obra da autora ou é apreciador de literatura portuguesa, a Biblioteca Almeida Garret, nos jardins do Palácio de Cristal, abre portas ao diálogo entre Lídia Jorge e os seus leitores. A sessão realiza-se no dia 28 de março, tem início às 17h e a entrada é livre.