Na base de uma rede europeia, a Space Network, o Micro Programa Intensivo de Comunicação de Marketing (MACOMIP) reúne, esta semana, alunos do Ensino Superior de três países europeus, no Porto. O programa, organizado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), tem como base a descoberta da cidade, o que tem a oferecer aos estrangeiros e como o pode mostrar.

Através de workshops, palestras e visitas guiadas, os estudantes podem trocar conhecimentos e aplicá-los num aperfeiçoamento do plano de comunicação do Porto. No final vão ser apresentadas propostas, tendo por base o que absorveram ao longo dos cinco dias de programa, resultado que irá ser apresentado a um júri.

A coordenadora do projeto, Anabela Mesquita, conta ao JPN que, nesta segunda edição do programa, foi pensado que “a cidade para alunos estrangeiros seria o tema ideal, uma vez que o Porto está na moda, o nível de turismo está a aumentar, e seria interessante saber o que os alunos pensam da cidade. E não um Porto do ponto de vista de órgãos oficiais”.

Multiculturalidade

Os estudantes participantes do programa estão divididos em grupos, medida que tem o objetivo de motivar a multiculturalidade e troca de experiências, já que estão divididos por nacionalidades. Segundo a coordenadora da iniciativa, assim, existe mais um pretexto para uma troca de ideias. Os benefícios deste programa, para Anabela Mesquita, são imensos. “Os alunos estrangeiros ganham com a mobilidade que estão a fazer e, para os portugueses, é interessante poder interagir, discutir, trocar pontos de vista com jovens da mesma idade, de diferentes países”.

A Estónia, a Bélgica, a Dinamarca e Roménia foram os países que se mostraram interessados em participar no projeto, mas, no fim, apenas estudantes belgas e estónios vieram ao Porto, uma vez que não existiu um financiamento institucional. Anabela Mesquita afirma que “os estudantes estão no Porto para um programa intensivo, recheado, com várias palestras com temas desde a comunicação ao empreendedorismo”.

Para Carlota Moreira, aluna de Comunicação Empresarial do ISCAP, o objetivo do programa é que, com os grupos multiculturais, seja criado um plano de comunicação para o Porto que o promova além fronteiras. A estudante não sabe se os resultado finais, depois, vão evoluir para a ajuda de um plano oficial, mas afirma que este género de trocas culturais acaba por ajudar a promover a cidade de um modo diferente.

O Porto visto “pelos de fora”

Eline, estudante belga, conta que este programa intensivo fará surgir novas ideias para conseguir trazer ao Porto mais jovens de outros países. Para a estudante da Bélgica, a imagem que a cidade transmite para o resto do mundo ainda não é suficientemente forte. Eline afirma que, até chegar ao Porto, não conhecia quase nada, e esse foi um dos motivos pelo qual participou no programa. A belga de 21 anos confessa que as ruas do Porto são muito “limpas”, com pouca publicidade, o que não é um bom método de promover a cidade.

A estudante acha que a promoção da cidade pode passar pela publicidade fora da Península Ibérica, em países como Bélgica, França ou Inglaterra, porque há pessoas nesses países com dinheiro para visitar o Porto e investir na região. Segundo a estudante, o Porto pode ser o destino ideal para muitos estrangeiros, uma vez que reúne elementos, como praia ou um rico centro cultural, apetecíveis à maioria dos turistas.

A representante do Centro de  Turismo da Estónia acompanhou os alunos deste país, uma vez que este Centro financiou as viagens dos estudantes estónios. Para a responsável, o programa é uma oportunidade de promover o turismo para o Porto e, também, uma oportunidade de promover a aprendizagem relacionada com o turismo aos estudantes estónios. Também para a Estónia, esta é uma experiência única pela troca cultural existente.

O grupo de estudantes foi recebido na Câmara Municipal do Porto para a apresentação da marca Porto e, nesta sexta-feira, irá apresentar ao júri as propostas de planos de comunicação para a Invicta.