A WeCareOn trata-se de uma plataforma online que disponibiliza consultas com psicólogos e coaches. Tratando-se de um site inédito em Portugal, este projeto foi uma das startups finalistas do maior programa de empreendedorismo nacional, o InovPortugal. Desde aí o projeto avançou e as apostas no seu desenvolvimento foram fortes.

Fazer com que um psicólogo ou um coach esteja a apenas um clique de distância do seu paciente acaba por ser o principal mote deste site, onde os clientes podem comparecer facilmente às suas consultas via videoconferência ou e-mail, como desejarem. E tudo isto acontece na comodidade e privacidade do seu lar. A WeCareOn acaba por fazer a ponte entre os profissionais que fornecem os serviços de psicologia e coaching e as pessoas que procuram fazer consultas ou sessões.

É via online que tudo se processa: a consulta/sessão é marcada, realizada e paga pela internet. Uma das vantagens que a plataforma oferece é a acessibilidade. O cliente escolhe o seu profissional, marca a primeira consulta de forma gratuita e depois o processo continua por si só. Tem ainda a possibilidade de escolher o profissional pela sua possibilidade económica. Os pacientes podem aceder a qualquer altura do dia e qualquer hora à plataforma e tentarem entrar em contacto com os profissionais, sendo que o mesmo acontece de igual modo na via oposta.

Preço das consultas

O preço das consultas de psicologia varia entre os 20 e  45 euros quando é videochamada. Quando se realizam via e-mail podem ir de 10 a 15 euros. Já relativamente às consultas de coaching, as mesmas situam-se entre os 45 e os 80 euros.

As vantagens do projeto acabam por saltar à vista dos utilizadores. Primeiramente, as consultas fornecidas pelo site acabam por ficar mais económicos do que as tradicionais consultas presenciais. Evita ainda deslocações e marcações com mais demora. Oferece também ao paciente um contato com o seu psicológico ou coach menos espaçado. Afinal, este encontra-se à distância de um e-mail ou videochamada. As consultas oferecem ainda os mesmos critérios que as consultas presenciais, entre os quais a confidencialidade e a privacidade do paciente.

Necessidade de democratizar o aconselhamento

Ana Paula Ribeiro,de 38 anos, foi a fundadora da WeCareOn, no ano de 2013. Foi quando se encontrava sem nenhum projeto em andamento na sua vida que decidiu enveredar pelos caminhos do empreendedorismo e apostar nesta plataforma inovadora em Portugal.

A ideia do site surgiu quando Paula sentiu a necessidade de resolver um problema específico da sua mãe que, por viver no centro do país, não tinha “acesso a serviços de psicologia de uma forma fácil, rápida e de forma económica”. Esta decidiu apostar na criação da plataforma, não só da área da psicologia mas também na área do coaching, um serviço mais recente e mais popular nos últimos anos.

A atual coach avançou então com a sua startup por acreditar que todos possuem as capacidades necessárias para realizar sonhos e atingir as suas metas de vida, aliando tal crença com o desejo de ajudar quem necessitava de um serviço mais rápido. O objetivo da plataforma acabava então por ser simples de sumarizar: “Oferecer ferramentas mais rápidas e eficazes para a pessoa cuidar do seu bem-estar e do seu desenvolvimento como pessoa. Ferramentas para nos conhecermos e atingirmos os nossos objetivos e aquilo em que acreditamos.”

O desenvolvimento do projeto passou por diversas etapas. Em primeiro lugar, Paula começou por procurar “uma solução tecnológica que não implicasse custos”. Iniciou então o site numa plataforma simples que a própria controlava, começando assim a testar o mesmo. O próximo passo centrou-se em “perceber se realmente existiriam clientes” para o serviço que oferecia, procurando em seguida “profissionais que quisessem participar no projeto”, aliciando-os com o fato de terem mais clientes e poderem ajudar mais pessoas. Quando encontrou os profissionais iniciou a divulgação do projeto e começou a transformação do que o site é nos dias de hoje.

“Até agora ainda não tive feedback negativo”. É esta a resposta que a fundadora do projeto nos dá quando questionada sobre o retorno do projeto. O único problema que por vezes encontram é com os clientes que não estão habituados ao online. Perante tal, Paula preocupa-se em explicar que “existem estudos internacionais que comprovam que o online funciona da mesma forma que as consultas presenciais” e que “em alguns casos os resultados até são mais rápidos porque as pessoas estão em casa, na sua zona de conforto, e consegue explicar mais rápido o que se passa”.

Feedback

O feedback perante o projeto tem sido positivo devido também ao fato de as pessoas poderem marcar rapidamente uma consulta, para o próprio dia muitas vezes. Têm ainda flexibilidade perante as horas que desejam, o que acaba por ser um benefício para portugueses fora do país ou para os clientes brasileiros que o site já possui.

Quando questionada sobre quais as principais diferenças entre psicologia e coaching, Paula afirma que um psicólogo é “alguém que aconselha” enquanto um coach é “alguém que procura antes ajudar a pessoa a passar do ponto a para o ponto b”, focando-se em ajudar as pessoas a “encontrar as suas próprias respostas e os seus próprios meios” para atingir os seus objetivos. Normalmente, se uma pessoa possui algum tipo de doença do foro psicológico é remetida para um psicólogo. Se apenas quer alcançar metas ou objetivos ou encontrar soluções para alguns problemas, é remetida para um coach. “Tem haver com o tipo de metodologia e ferramenta que a pessoa procura”. Na maioria das vezes é a pessoa que escolhe. Contudo, pode pedir a opinião dos profissionais, explicando o seu problema e sendo remetida então para o mais indicado.

Passado mais de um ano do começo do projeto, a antiga profissional de consultoria explica de forma prática o objetivo da plataforma: “A nossa missão é desmitificar e democratizar estes serviços para todas as pessoas”. Os objetivos a longo prazo do site passam por converter o site para outras línguas e encontrar profissionais internacionais, atingindo assim comunidades de outros países e expandindo o negócio.

Entender a pessoa e os seus objetivos

Além de ser a fundadora do projeto, Ana Paula Ribeiro trabalha de igual modo como coach na WeCareOn. Para a mesma, a maioria das pessoas que procuram o coaching é por “questões de carreira”. Neste âmbito muitas pessoas desempregadas procuram estes serviços ou “pessoas que estão a trabalhar mas que já não se identificam com o que fazem”. Existem também pessoas que procuram o coaching para “resolver problemas em casais ou pessoais” e melhorar a sua postura em relação a certos medos.

As ferramentas que um coach aplica são “adequadas aos objetivos que cada cliente tem” e o principal objetivo do coaching é “procurar perceber onde é que a pessoa está hoje e onde quer chegar futuramente”. Um coach tem de igual modo ajudar a pessoa, aplicando questões, a focarem-se na sua vertente positiva, deixando o pessimismo de parte.

Psicologia online combate os estigmas sociais

Vera Silva Santos, membro do projeto WeCareOn como psicóloga com formação complementar na área da sexologia, conheceu o site poucos meses depois da sua criação, não o integrando inicialmente por falta de tempo. Volvidos alguns meses integrou o projeto, visto já fazer consultas de psicologia online há vários anos. Fez então sentido para a profissional “deixar de o fazer de forma individual e juntar-me a este projeto.” Para a psicóloga a credibilidade do projeto é imensa: “Este é um projeto no qual acredito, quer pela noção das suas vantagens, quer pela minha experiência nas consultas online.”

“Tendo em conta que a grande maioria das consultas online são realizadas através de videoconferência, não existem grandes diferenças entre estas e as consultas presenciais.” É assim que Vera responde quando questionada sobre as principais diferenças entre as consultas online e presenciais.Relativamente às vantagens de as consultas serem realizadas via online, a sexóloga afirma que existe a vantagem do acesso a partir de casa e que é uma forma de combater o “isolamento geográfico” e a “preocupação com estigmas sociais”. Mas os benefícios não se ficam por aqui. Para Vera as consultas online são ainda uma “alternativa para pacientes tímidos, introvertidos ou que sofram uma fobia social”, “facilita os pacientes portadores de doenças que impossibilitem a deslocação ao consultório” e permite acesso às consultas por parte dos “portugueses que estão a trabalhar/estudar fora de Portugal”.

A psicóloga integrante do projeto atua nas mais diversas áreas, entre as quais conflitos conjugais, dependência de substâncias e ainda dificuldades no relacionamento sexual. Para a mesma o “psicólogo online utiliza diferentes canais de comunicação com os seus pacientes, nomeadamente o e-mail, o chat escrito, as consultas por telefone/telemóvel e as consultas por videoconferência.” Contudo, não existem ferramentas especificas a utilizar. Para cada caso especifico utilizam-se “diversas técnicas e abordagens psicoterapêuticas”.