O Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior (PEJENE) destina-se a jovens a frequentar o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas. Já existe desde 1993 e tem vindo a responder às necessidades de jovens que terminam o ensino superior e procuram um primeiro emprego.

Os objetivos do programa são ajudar a ultrapassar o obstáculo da falta de experiência e aumentar o currículo dos jovens alunos. Estes serão colocados em entidades de acolhimento no período de interrupção das suas atividades letivas de verão, período que coincide com as maiores necessidades das empresas em termos de recursos humanos.

Candidaturas

As candidaturas estão dividas em duas fases. Até 30 de abril acontece a primeira fase que se destina a empresas/entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários. A segunda fase é para jovens estudantes que se pretendam candidatar e decorre a partir de 4 de maio . Quer sejam entidades ou jovens, as candidaturas são feitas no site do PEJENE.

Depois do final do prazo de candidaturas das empresas/entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulgará online a lista de vagas para as candidaturas dos estudantes.

Cada estudante pode candidatar-se até 4 vagas de estágio e para cada vaga de estágio são aceites 6 estudantes.

Estágios

Os estágios terão a duração de dois a três meses e decorrem entre julho e setembro de 2015 e serão supervisionados por um tutor técnico profissional experiente da entidade de acolhimento que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação. Os estagiários terão de redigir um relatório final de estágio de acordo com as diretrizes fornecidas pela Fundação da Juventude. O relatório será entregue no final do estágio ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.

Para além da experiência, os estagiários contam com subsídios de alimentação e de transporte, assim como um seguro de acidentes pessoais. Aos jovens estagiários do PEJENE será ainda atribuído um Certificado de Estágio, emitido conjuntamente pela Fundação da Juventude e por todas as entidades promotoras do programa, documento esse que será entregue até ao final do mês de novembro de 2015.

Evolução do projeto

Susana Chaves, do departamento de gestão de projetos confessou ao JPN que a “adesão dos jovens tem sido boa e mantem-se constante ao longo dos últimos anos”. Se a adesão de jovens se tem mantido uniforme, as empresas têm aderido cada vez mais ao projeto. No que diz respeito aos efeitos práticos desta iniciativa, a taxa de empregabilidade ronda os 20%. Susana Chaves explica que “isto significa que 20% dos estagiários mantêm uma ligação com a empresa onde realizaram estágio. Esta ligação pode ser um estágio profissional, avença ou mesmo contrato”.

Esta 23.ª edição do programa é promovida, mais uma vez, pela Fundação da Juventude em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Português de Desporto e Juventude(IPDJ) e a Companhia de Seguros Tranquilidade.