A Porto Exit Games construiu, em dezembro do ano passado, “a atração mais misteriosa do Porto”. Os protagonistas embarcam numa aventura embalada pelo tique-taque do relógio, que pára ao fim de 60 curtos minutos. Durante este tempo, são convidados a assumir o papel de detetives, a encontrar pistas e a resolver consecutivos enigmas. O trabalho em equipa é fundamental e é a chave para escapar da sala a tempo.

Os japoneses foram os responsáveis pela transição destes “escape games” dos jogos eletrónicos para a vida real, porém, foi em Budapeste que estes se popularizaram. Hoje, vemos na capital húngara o principal palco deste tipo de atração. A novidade trazida à nossa cidade, pela Porto Exit Games, foi a incorporação de temáticas relacionadas com a história e as tradições locais. A trama do primeiro jogo está, por exemplo, relacionada com o Vinho do Porto.

Porto Exit Games

Esta atividade destina-se a equipas de duas a cinco pessoas e o preço por grupo varia entre os 39,90 euros e os 49,90 euros. Os jogos têm lugar na Praça Guilherme Gomes Fernandes, 53 (1.º andar) e as reservas são feitas online.

A empresa é composta por dois casais, que curiosamente retêm as duas nacionalidades ligadas às raízes destes jogos. Segundo António Silva, um dos quatro fundadores da Porto Exit Games, “quem tem feito, tem adorado”. Mesmo que não terminem o jogo com sucesso, os participantes revelam-se satisfeitos com a experiência. Apesar da maior afluência se verificar ao nível dos jovens-adultos, já se chegaram a cruzar três gerações no mesmo desafio. Por não exigirem conhecimentos matemáticos, de cultura geral ou até linguísticos, os sócios revelam que o aspeto mais importante é a comunicação e o trabalho desenvolvido em equipa, a derradeira chave para a vitória. Ainda assim, sabe-se que apenas uma pequena percentagem das equipas conseguiu singrar. A do JPN concluiu o desafio, com sucesso, a 22 segundos do time out.